SANGUE NOVO

SUPPORTED BY  seaside sanguenovo

Afonso Afonso, Ana Maricato, Bárbara Atanásio, Çal Pfungst, Diogo Mestre, Gabriel Bandeira, Isza, Izabel Monnerat, Maria do Carmo Studio e Maria Miguel Martins foram os dez jovens Designers selecionados para o concurso Sangue Novo supported by Seaside.

Analisar estas dez coleções é também fazer uma auscultação à visão da nova geração do Design de Moda para o presente e o futuro do setor — e, por conseguinte, das problemáticas identitárias e sociais que são, atualmente, o motor da criação.

Os projetos, materializados com o apoio das parcerias têxteis ModaLisboa (Calvelex/Fabrics4FashionRDD Textiles e Riopele) têm uma preocupação transversal com a utilização de processos de confeção com menor impacto ambiental. Além do habitual recurso a deadstock e upcycling, os jovens Designers utilizam estampados feitos a partir de processos naturais, recorrem a mono-materiais, fibras naturais, materiais recicláveis e impressões 3D. Quanto ao conceito, a interpretação da realidade desdobra-se no deslumbramento com o novo — seja ele tão simples como uma textura, ou tão complexo como um mundo de ficção —, na metamorfose e transformação, na identidade que transcende o que é estático, na gentrificação e até na beleza da rotina.

No dia 6 de outubro de 2023, a MODALISBOA À LA CARTE recebeu os dez projetos do concurso que voltou a ter o apoio da Seaside, e nesse mesmo dia anunciou os finalistas que, em março de 2024, competem pelos prémios IED - Istituto Europeo di Design RDD Textiles. Os finalistas Bárbara Atanásio, Çal Pfungst, Diogo Mestre, Gabriel Bandeira, Isza e Maria do Carmo Studio começam desde já a trabalhar na próxima coleção, a ter representação no showroom Showpress, bem como sessões de mentoria com o painel de jurados.

 

miguel flor

MIGUEL FLOR

PRESIDENTE DO JÚRI

Miguel Flor é diretor criativo e editor-in-chief da revista Prinçipal ModaPortugal. Designer de moda de formação, desenvolve projetos de direção criativa, consultoria, curadoria e desenho expositivo na área da moda, assim como na área do design e das artes plásticas. Trabalha igualmente como fotógrafo, tendo um perfil interdisciplinar que deambula entre a fotografia de arte, a fotografia de moda e a fotografia industrial. Em 2020, Miguel Flor lançou, pela Stolen Books, o livro “Boys Appetite”, que compila as primeiras fotografias da série com o mesmo nome.

joana jorge

JOANA JORGE

Joana Jorge é gestora de projetos na ModaLisboa, o que lhe proporciona uma perspetiva global sobre a Moda portuguesa, incentivando o reconhecimento e divulgação da Moda de Autor nacional, promovendo uma indústria mais humana e responsável. Coordena o projeto da Lisboa Fashion Week e acompanha projetos paralelos da Associação ModaLisboa junto de parceiros nacionais e internacionais. Joana tem desenvolvido um percurso muito diversificado na área do Design de Moda, conhecendo em proximidade realidades profissionais distintas, que tornam o olhar curioso. Depois de fazer o mestrado no Royal College of Art em Londres, partiu para Itália para integrar a equipa de design de Alberta Ferretti. A sua experiência como designer foi posteriormente complementada com passagens pela Topshop, Betty Jackson, Ana Salazar, e na marca de acessórios Pelcor.

joao magalhaes

JOÃO MAGALHÃES

João Magalhães (1988) cresceu entre Londres e Lisboa. Sempre se interessou pelas artes — estudou arquitetura e especializou-se em moda, explorando a forma e a construção nas suas criações. Em 2014, criou a Morecco, que se iniciou como uma marca de acessórios e evoluiu, um ano mais tarde, para uma coleção completa de pronto-a-vestir. João Magalhães explora um universo estético marcado pela androginia, pela exigência com os materiais e o corte, por técnicas artesanais, desde as malhas aos bordados à mão. Em março de 2019, assinou a sua primeira coleção em nome próprio. As suas peças continuam a descolar-se de constrangimentos de género e idade, são livres de categorizações.

adriano batista

ADRIANO BATISTA

Adriano Batista é editor-in-chief da reconhecida revista de Moda e lifestyle masculina, Fucking Young!. Mudou-se para Barcelona aos 21 anos para fazer um mestrado em Fotografia. Lá conheceu Eduardo García Llamas, com quem criou a Fucking Young!. Adriano viaja por todo mundo, em busca de inspiração e de novas tendências da indústria. Através das suas experiências e background em fotografia traz uma nova perspetiva para a revista, apresentando designers emergentes e desafiando os limites da Moda masculina contemporânea. Com reportagens e editoriais que exploram a interseção entre Moda, Arte e Cultura, Adriano conquistou para a Fucking Young! seguidores leais, entre membros da indústria e apreciadores de Moda. Além de editor, trabalha também como consultor criativo para marcas e agências de comunicação.

ana tavares

ANA TAVARES

Formada em Engenharia Química, Ana Tavares iniciou a sua carreira profissional como investigadora na Universidade de Leibniz em Hannover, Alemanha. Liderou o departamento de Sustentabilidade da Tintex Textiles por cinco anos, com foco na inovação de produtos e serviços. Até março de 2021, foi responsável pela Comunicação e Parcerias da Smartex, start-up que desenvolve tecnologia baseada em inteligência artificial para deteção de defeitos na produção de malhas circulares, de onde saiu para coordenar a Agenda Estratégica para a Economia Sustentável, Bio e Circular no CITEVE. Atualmente, Ana é CEO da RDD, empresa do Grupo Valerius, que desenvolve e amplia tecnologias para a indústria têxtil.

olivia spinelli

OLIVIA SPINELLI

Formada em Design de Moda pela Universidade de Urbino, Olivia Spinelli começou a trabalhar para as linhas jovens criadas por grandes marcas de moda nos anos 1990: D&G para Dolce & Gabbana, VERSUS para Versace, G GIGLI e GF FERRE woman. Na área da moda infantil trabalhou para o grupo Zannier, desenhando a coleção LEVI'S kids/júnior, I Pinco Pallino e Dirk Bikkembergs. Desde 2008, trabalha como freelancer e é responsável pela coordenação da área de Design de Moda no IED Moda Milano, para os cursos de três anos, é professora do segundo ano de coleção feminina e infantil, tutora de workshops e projetos de tese. Em março 2020, assume o cargo de diretora artística da escola.

ied award

Prémio ModaLisboa x IED - Istituto Europeo di Design

- Master em Fashion Brand Management no IED Florença, no valor de 24.000 euros;
- Bolsa de 4.000 euros;
- Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.

rdd

Prémio ModaLisboa x RDD Textiles

- Estágio de 3 meses na RDD Textiles (alojamento incluído), para desenvolvimento de uma coleção para a empresa e uma coleção em nome próprio para apresentar na ModaLisboa;
- Bolsa de 1.750 euros;
- Apresentação de coleção cápsula desenvolvida durante o estágio na plataforma Workstation da ModaLisboa;
- Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.

showpress pr

Prémio ModaLisboa x Showpress

- Assessoria de imprensa e showroom na agência de comunicação Showpress.

jean louis david logo
fabrics4fashion
riopele