mindeformer zalda

Mindeformer & Zalda

MINDEFORMER (Eduardo Paranhos, 2000) é artista e designer 3D. O seu percurso académico iniciou-se na área de engenharia informática, que fomentou o seu interesse pela programação e Inteligência Artificial. Contudo, um ano depois, mudou de curso, concluindo a licenciatura em Som e Imagem na Universidade Católica do Porto. Desta simbiose de conhecimentos entre o artístico e técnico, nasceu o projeto final de graduação denominado “Copycat” exibido no “Panorama 22”, assim como colaborações com a agência de investigação “INTERPRT”. Atualmente é freelancer e desenvolve ativamente o seu portefólio.

ZALDA (Esmeralda Dias, 2000) é Designer de Moda e ilustradora. Quando terminava a licenciatura em Design de Moda na ESAD, Matosinhos, estagiou numa marca de vestuário, envolvendo-se em todas as fases do processo de produção, incluindo em trabalhos de fotografia. Com a sua própria marca, chegou à final do Concurso Bloom do Portugal Fashion. Paralelamente, teve obras de ilustração em exposições e mercados de arte. Tem o seu próprio estúdio para marcações de provas presenciais das peças de roupa da sua marca, ZALDA, tem vindo a produzir novos artigos com desperdícios e a envolver-se em projetos na área da Moda em cruzamento com outras.

USED TO DREAM: CONEXÕES POR ETIQUETAS DIGITAIS, 2022

A otimização da etiqueta, que deixa de ter restrições, como elemento de união entre a Moda e o digital. O usuário acede ao processo do criador, no que toca ao imaginário e especificações de confeção, ligando artisticamente estes extremos, garantindo a transparência na produção a um público que exige saber o que compra.

Toda a coleção começa pelo esboço. Neste caso, começou por monstros 2D demonstrativos do eu interior que originaram peças através de silhuetas e detalhes que remetem à sua representação emocional. De maneira a envolver o usuário, este universo foi traduzido com mais detalhe para o 3D, trazendo ao de cima a valorização de todo este processo que assim fazemos chegar ao consumidor final.

A etiqueta é um QR Code que redireciona o usuário para uma plataforma que permite a visualização 3D, para o universo que gerou a peça em questão, transportando-o para uma experiência imersiva.