BRANDING THE BASE
A New Strategy for Independent Businesses
Entrada livre, com registo obrigatório, AQUI
Como se constrói, sustenta e projeta um negócio de Moda sem ceder à pressão de fórmulas pré-estabelecidas? Esta conversa reúne perspetivas do design, da comercialização e da educação para pensar os caminhos possíveis na criação de marcas autorais viáveis, consistentes e independentes. Com um setor frequentemente marcado por ciclos de expectativa e colapso, importa discutir de que forma a criatividade também se inscreve no plano estratégico e como a visão de longo prazo pode substituir a urgência do sucesso imediato. Mais do que lançar marcas prematuramente no mercado, propõe-se aqui pensar modelos que permitam crescer com clareza, no seu tempo, nos seus próprios termos.

HOST: RUI MARIA PÊGO
Rui Maria Pêgo. 36 anos. 17 deles passados entre a Rádio, o Teatro e a Televisão. Licenciado em História pela Universidade Nova de Lisboa, e Mestre in Fine Arts in Professional Acting pela Bristol Old Vic Theatre School (UK) com especialização em representação shakespeariana pela Royal Academy of Dramatic Arts (UK), é autor de "Filho da Mãe", série satírica que estreou, no Canal Q, em 2015. Rui Maria Pêgo já apresentou programas nos três canais generalistas de televisão e inventou outros tantos em várias estações de rádio — Rádio Radar, Sudoeste, Mega Hits e Rádio Comercial. Nesta última, apresenta, desde 2023, "Debaixo da Língua", um podcast de entrevistas da sua autoria. No seu percurso artístico, contam-se participações no programa de aperfeiçoamento teatral "École des Maîtres", na iniciativa Passaporte Lisboa, em produções da BBC Radio Three ("All I Was When I Wasn't Anyone") ou RTP ("Erro 404" e "Prisma"), e nos espetáculos de teatro "Avenida Q", "Henry VI - Days of Rebellion", "Water Party" e "Metamorfoses". Em breve, fará parte de "Titus", reimaginação de "Titus Andronicus", peça de William Shakespeare, encenada pela Estrutura, com estreia em novembro de 2025, no Teatro do Campo Alegre, no Porto, e em 2026, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Entrou na ModaLisboa pela primeira vez aos 15 anos, e desde aí não parou de voltar.

CAROLINA SANTOS | ALAMEDA TURQUESA
Carolina Santos, arquiteta formada pela FAUP, cofundou a Alameda Turquesa com a mãe, criando uma marca portuguesa de calçado e acessórios de luxo que rapidamente alcançou reconhecimento internacional. Desde que Anna Dello Russo descobriu a marca no Facebook em 2015, a Alameda Turquesa tem sido presença constante na imprensa internacional, com destaque regular em publicações como a Forbes e a Vogue. As suas criações já foram usadas por celebridades como Bella Hadid, Cindy Crawford e Kylie Jenner, e chegaram também ao ecrã com Emily, na série Emily in Paris. Atualmente, a Alameda Turquesa está presente nos principais retailers de luxo em todo o mundo.

FEDERICO POLETTI | IED - ISTITUTO EUROPEO DI DESIGN
Federico Poletti é um profissional de Arte e Moda cujo percurso cruza academia, curadoria e direção criativa. Doutorado em Artes Visuais e detentor de dois mestrados realizados em Milão, integra nos seus estudos Arte, Moda e Comunicação. Ao longo da sua carreira, foi Diretor de Arte e Consultor de Comunicação para marcas e instituições de referência como Missoni, Sportmax, Pitti Immagine, White Milano, Museo del Tessuto e Fundação Sozzani. É também fundador da NEXT GEN, plataforma dedicada a apoiar vozes criativas emergentes, e exerce funções de Scientific Leader no curso de Marketing e Comunicação de Moda do IED Moda Milano. Enquanto curador e consultor, Poletti promove o diálogo entre indústria e academia, contribuindo para novas abordagens no cruzamento entre cultura, design e Moda.

MARIANA MATOS | PARLAMENTO
Licenciada em Design de Moda pela FAUL em 2015, trabalhou como freelance Technical Designer, e Contributing Writer para a Prinçipal MODAPORTUGAL, e ModaLisboa. Entre 2018 e 2019, estagiou na Acne Studios, em Estocolmo, no Departamento de Product Development de Menswear. De regresso a Portugal, integrou a primeira equipa de sales da Parlamento Lisboa, contribuindo desde então para o seu crescimento em várias frentes: comunicação, direção criativa, special projects (merchandising, pop-ups, colaborações) e comércio online. Atualmente, assume os cargos de Buyer e General Manager.