
Exposições, Moda
Entre 7 de junho e 12 de outubro, o MUDE – Museu do Design, em Lisboa, apresenta a exposição “Vivienne Westwood: O Salto da Tigresa”, uma homenagem à icónica criadora de Moda britânica que revolucionou a Moda contemporânea.
Com curadoria da historiadora de Moda e investigadora Anabela Becho, a exposição parte do conceito “Salto do Tigre”, do filósofo alemão Walter Benjamin, para explorar o modo como Vivienne Westwood (1941–2022) mergulhou no passado para reinventar o presente e afirmar a sua identidade estética e política.
“Vivienne Westwood: O Salto da Tigresa” reúne cerca de 50 peças – incluindo vestuário, acessórios, ilustrações, fotografias e livros – da Coleção Francisco Capelo pertencente ao acervo do MUDE, bem como de coleções institucionais e privadas. Este conjunto traça um arco temporal que vai do século XVIII ao início do século XXI, destacando a relação da criadora britânica com a tradição e a sua abordagem única à história da Moda.
A exposição dá a conhecer alguns dos aspetos mais característicos do pensamento e obra de Vivienne Westwood: a forma subversiva como utilizava os elementos emblemáticos da cultura britânica como o tartan e os tweeds; a reinterpretação da alfaiataria tradicional e de elementos históricos do vestuário como a crinolina, o bustle (ou tournure) e o corpete; a sua exímia técnica na construção do vestuário e o seu gosto pela história, até mesmo durante os anos do Punk, quando, em parceria com Malcolm McLaren, criou uma Moda de rua irreverente e crua.
A exposição dá também a conhecer o lado ativista da criadora, que ao longo de décadas usou os seus desfiles como plataforma de intervenção política e ambiental. Feroz crítica da fast fashion, Vivienne Westwood foi uma voz ativa contra as alterações climáticas e fundadora do movimento Climate Revolution.
Do espírito irreverente das lojas da King’s Road, em Londres, às passerelles internacionais, a estética de Vivienne Westwood foi sempre marcada pelo inconformismo. Ícone do punk, assinou uma das t-shirts mais provocadoras dos Sex Pistols, com a imagem da rainha Isabel II com um alfinete nos lábios ou com a frase “God save the Queen” a tapar-lhe os olhos e a boca. Ainda assim, foi distinguida pela própria monarca: em 1992, com a Ordem do Império Britânico, pelo trabalho desenvolvido na indústria da Moda e nas artes, e, em 2006, com o título de Dama.
“Vivienne Westwood: O Salto da Tigresa” apresenta um retrato multifacetado de uma das figuras mais marcantes da Moda do século XX, celebrando o legado de uma criadora que fez do inconformismo, da cultura e da técnica os pilares da sua linguagem singular.
FOTO: Luísa Ferreira / MUDE
RELACIONADAS
FÁBRICA DA CRIATIVIDADE APRESENTA EXPOSIÇÃO “2112: RAW” DE DUARTE JORGE
A Fábrica da Criatividade apresenta a exposição “2112: Raw”, do jovem designer Duarte Jorge, vencedor do concurso Sangue Novo.
VALENTIM QUARESMA APRESENTA “RELOAD”
A nova exposição a solo de Valentim Quaresma, “Reload”, inaugura esta sexta-feira, 21 de março, às 19h00, na Galeria Espaço Exibicionista.
MUSEU DA CHAPELARIA REABRE COM DUAS EXPOSIÇÕES EXCLUSIVAS SOBRE DIOR
Uma exposição de chapéus Dior e outra sobre a presença da casa francesa de Alta-Costura na imprensa feminina portuguesa marcam a reabertura do Museu da Chapelaria.
AMMA GALLERY APRESENTA PROJETO (RE)VESTE, TECENDO TRANSFORMAÇÃO
Inaugura a 12 de dezembro, na AMMA Fashion Design Gallery, em Matosinhos, a exposição do projeto (re)veste, Tecendo Transformação.
MUDE INAUGURA EXPOSIÇÃO “PARA QUE SERVEM AS COISAS?”
"Para Que Servem as Coisas?" pretende fazer uma releitura da história do design através de uma viagem retrospetiva de 1900 a 2020.
SIMULACRA – ISZA x ADVERSA STUDIO
ISZA, vencedora do prémio ModaLisboa x IED da última edição do concurso Sangue Novo, junta-se a Adversa Studio em SIMULACRA.
DOUBLE J COLLECTIVE LEVA O FINE CRAFTS E O DESIGN PORTUGUÊS AO DUBAI
A Double J Collective, a primeira galeria dedicada ao Fine Crafts e Concept Design no Dubai, tem como missão de apoiar artistas, designers e artesãos europeus, mediterrânicos e locais, que se destacam pelo seu talento e singularidade.
AMMA – FASHION DESIGN GALLERY APRESENTA EXPOSIÇÃO DE LUÍS BUCHINHO
A AMMA - Fashion Design Gallery, em Matosinhos, recebe a partir deste sábado, 9 de dezembro, uma exposição inédita de Luís Buchinho.
NOVA OBRA DE VALENTIM QUARESMA EM EXIBIÇÃO NO ESPAÇO EXIBICIONISTA
Valentim Quaresma é um dos 28 artistas participantes na mostra coletiva "Timeline", em exibição na Galeria Espaço Exibicionista.
VALENTIM QUARESMA INTEGRA EXPOSIÇÃO DO NOVO MUSEU ITS ARCADEMY
ITS Arcademy – Museum of Art in Fashion, o primeiro museu de Moda contemporânea em Itália, abre hoje as portas em Trieste. Valentim Quaresma é um dos designers representados na exposição inaugural.