Moda
A Fundação Rui Osório de Castro (FROC) comemora 15 anos e marca esta data com o lançamento de Caleidoscópio, um lenço especial que, mais do que um acessório de Moda, é um símbolo de amor, coragem e criatividade. Um mosaico de sonhos resultante de um projeto desenvolvido por um grupo de crianças e adolescentes com doença oncológica e o Designer de Moda, Filipe Faísca.
O lenço Caleidoscópio já está à venda no website da Fundação por 35€ e as receitas revertem para apoiar os projetos informativos da FROC que apoiam as crianças com cancro e as suas famílias.
“Este lenço tem uma visão pluridimensional e um olhar que é infinito, no sentido em que estamos a ver um octógono (o 8 representa o infinito) que remete para esta ideia de que cada vez que olhamos para o lenço fazemos associações diferentes. Daí chamar-se caleidoscópio”, explica Filipe Faísca. Trata-se, “de um pequeno quadrado que pode falar muito mais do que uma coleção inteira”. “A arte, o desenho e o amor são contextos fundamentais para o crescimento de crianças que estão a passar por um processo destrutivo. A arte é muito importante para combater tudo o que seja negativo”, acrescenta o Designer.
“Quando desafiámos as 12 crianças e adolescentes a participarem quisemos criar um momento lúdico num contexto diferente das rotinas do dia a dia, que lhes permitisse dar largas à imaginação, ajudando-as a potenciar o seu lado artístico e a expressar as suas emoções. O resultado foi um padrão cheio de cor que expressa o caminho que estas famílias partilham. Este lenço é, por isso, muito mais do que um acessório: acaba por ser um símbolo de amor, de força e da alegria contagiante da infância, mesmo quando esta é ensombrada por uma doença como o cancro. A venda do lenço tem como objetivo sensibilizar a sociedade para esta causa, ao mesmo tempo nos permite recolher fundos para continuarmos a desenvolver os nossos projetos informativos que apoiam as crianças com cancro e as suas famílias”, explica Mariana Mena, diretora-geral da FROC.
A atriz Inês Herédia está a apoiar a FROC na divulgação do lenço e confessa que cada vez que olha para o Caleidoscópio vê um lenço diferente. “Uma história diferente. Primeiro como atriz, e agora como mãe, tive de aprender a olhar para a vida e para as coisas com um olhar novo. E este lenço dá-nos isso. É um pouco esta a história que é preciso continuar a contar a estas crianças, que há sempre uma coisa boa, até num dia que se pode avizinhar menos bom ou mais duro”.
RELACIONADAS
SIMULACRA – ISZA x ADVERSA STUDIO
ISZA, vencedora do prémio ModaLisboa x IED da última edição do concurso Sangue Novo, junta-se a Adversa Studio em SIMULACRA.
CONSTANÇA ENTRUDO APRESENTA COLEÇÃO SS25 EM NOVA IORQUE
Constança Entrudo apresenta hoje a sua coleção primavera-verão 2025 na galeria de arte, 99 Canal, em Nova Iorque.
MUDE REABRE COM EXPOSIÇÃO SOBRE O EDIFÍCIO
O MUDE - Museu do Design reabriu ao público no dia 25 de julho, com a exposição "O Edifício em Exposição".
GLOBOS DE OURO: NOMEADOS NA CATEGORIA DE MODA
Ana Duarte, Constança Entrudo, Joana Duarte, Luís Pereira e a dupla Manuel Alves / José Manuel Gonçalves são os nomeados para os Globos de Ouro, na categoria de Moda - Personalidade do Ano.
VALENTIM QUARESMA ASSINA FIGURINOS DA PEÇA “PROMETEU AGRILHOADO”
Valentim Quaresma é o autor dos figurinos e adereços do espetáculo “Prometeu Agrilhoado”, em cena até ao dia 27 de julho, no Museu de Lisboa - Teatro Romano.
P’LA ARTE CREATIVE ROOM
P’LA ARTE Creative Room é o novo espaço pop-up dedicado à Moda de Autor, em Lisboa.
HIBU STUDIO SUMMER PARTY
A Summer Party da HIBU Studio é já este sábado, 1 de junho, no Factory Lisbon, em parceria com o restaurante Duro de Matar.
SAMPLE SALE BÉHEN
"Tristezas não pagam dívidas" é o mote da sample sale da BÉHEN, a decorrer nos dias 27, 28 e 29 de maio, entre as 10h e as 20h, na Rua Vieira Lusitano 20A.
RICARDO ANDREZ APRESENTA CAMPANHA SS24
Ricardo Andrez apresenta a campanha da coleção deste verão.
CONSTANÇA ENTRUDO CRIA FIGURINOS PARA NOVO ESPETÁCULO DE JOÃO DOS SANTOS MARTINS
Constança Entrudo assina os figurinos do novo espetáculo de dança "Vida e Obra" de João dos Santos Martins, que sobe ao palco da Culturgest, nos dias 16, 17 e 18 de maio.