constanca entrudo figurinos
CONSTANÇA ENTRUDO CRIA FIGURINOS PARA NOVO ESPETÁCULO DE JOÃO DOS SANTOS MARTINS

Moda

15 Maio '24

De que forma podemos pensar o corpo e o seu movimento? Esta é a pergunta a que o coreografo João dos Santos Martins pretende responder com a sua nova criação “Vida e Obra”. Constança Entrudo assina os figurinos deste espetáculo inédito de dança, que tenta curvar o tempo para a frente e para trás, e sobe ao palco da Culturgest, nos dias 16, 17 e 18 de maio.

João dos Santos Martins trabalha a partir e através da dança, e da sua história, a relação entre prática e discurso e as contradições inerentes à atividade de dançar.

O artista começou por estudar na Escola Superior de Dança, em Lisboa, e na P.A.R.T.S., em Bruxelas, e concluiu os seus estudos entre o e.x.er.c.e, em Montpellier, e o Instituto para Estudos Aplicados ao Teatro, em Giessen. Desde 2008, tem articulado a sua prática entre a criação de peças e a colaboração como bailarino com outros autores como Ana Rita Teodoro, Eszter Salamon, Moriah Evans e Xavier Le Roy.

Na sua nova obra “Vida e Obra” há uma tentativa de curvar o tempo para a frente e para trás, como um processo de memória e de devir simultâneo. “O mundo está constantemente a escapar-nos. O presente é um lugar de disputa entre o passado vivido e o futuro por vir. Como pensar o corpo e o seu movimento como um rastro e ao mesmo tempo uma projeção? Habitar uma temporalidade espiralar na qual o corpo vibra em escuta profunda, contra a linearidade e o separatismo espacial. Desarmar as categorias de sujeito e de objeto para ser-se movido por algo além de si mesmo. Um esforço de convivência de linguagens entre movimento e voz que ressoam e fazem o corpo transbordar enquanto textura, sensualidade e sensação”, explica.

 

RELACIONADAS