Moda
De que forma podemos pensar o corpo e o seu movimento? Esta é a pergunta a que o coreografo João dos Santos Martins pretende responder com a sua nova criação “Vida e Obra”. Constança Entrudo assina os figurinos deste espetáculo inédito de dança, que tenta curvar o tempo para a frente e para trás, e sobe ao palco da Culturgest, nos dias 16, 17 e 18 de maio.
João dos Santos Martins trabalha a partir e através da dança, e da sua história, a relação entre prática e discurso e as contradições inerentes à atividade de dançar.
O artista começou por estudar na Escola Superior de Dança, em Lisboa, e na P.A.R.T.S., em Bruxelas, e concluiu os seus estudos entre o e.x.er.c.e, em Montpellier, e o Instituto para Estudos Aplicados ao Teatro, em Giessen. Desde 2008, tem articulado a sua prática entre a criação de peças e a colaboração como bailarino com outros autores como Ana Rita Teodoro, Eszter Salamon, Moriah Evans e Xavier Le Roy.
Na sua nova obra “Vida e Obra” há uma tentativa de curvar o tempo para a frente e para trás, como um processo de memória e de devir simultâneo. “O mundo está constantemente a escapar-nos. O presente é um lugar de disputa entre o passado vivido e o futuro por vir. Como pensar o corpo e o seu movimento como um rastro e ao mesmo tempo uma projeção? Habitar uma temporalidade espiralar na qual o corpo vibra em escuta profunda, contra a linearidade e o separatismo espacial. Desarmar as categorias de sujeito e de objeto para ser-se movido por algo além de si mesmo. Um esforço de convivência de linguagens entre movimento e voz que ressoam e fazem o corpo transbordar enquanto textura, sensualidade e sensação”, explica.
RELACIONADAS
WORLD ACADEMY LANÇA CURSO DE UPCYCLING LIDERADO POR DINO ALVES
Num momento em que a Indústria de Moda é amplamente questionada pelo seu impacto ambiental e social, este curso surge como espaço de resposta crítica e prática.
PARA PROFISSIONAIS DE MODA: CLIMATE ADAPTATION SURVEY
European Fashion Alliance lança o inquérito Climate Adaptation in the Fashion Sector, no âmbito do projeto europeu JUST FASHION.
QUAIS SÃO AS NECESSIDADES DA INDÚSTRIA DE MODA EUROPEIA?
European Fashion Alliance publica relatório de referência sobre as necessidades da indústria criativa da Moda na Europa.
LACRIMA, DE CAROLINE GUIELA NGUYEN, CHEGA AO CCB EM JANEIRO
Espetáculo de teatro de Caroline Guiela Nguyen, chega a Lisboa nos dias 9 e 10 de janeiro de 2026, para apresentações no Grande Auditório do CCB.
MODAPORTUGAL LINKS: PRÉMIOS DE EXCELÊNCIA EMPRESARIAL & CONCURSO EUROPEU DE JOVENS DESIGNERS
O evento MODAPORTUGAL LINKS realizou-se no dia 11 de dezembro, no Palácio da Bolsa, no Porto.
MODAPORTUGAL LINKS: MODA E INDÚSTRIA EM DIÁLOGO
No próximo dia 11 de dezembro, o Palácio da Bolsa, no Porto, recebe uma nova edição do MODAPORTUGAL LINKS.
DESIGNER NEWS
Os Designers da ModaLisboa estendem a sua presença pela cidade, e não só, nos meses de novembro e dezembro.
“CARIÁTIDE N.02” DE IVAN HUNGA GARCIA EM EXIBIÇÃO NA BARBICAN ART GALLERY
O Designer português Ivan Hunga Garcia é um dos nomes em destaque na exposição "Dirty Looks: Desire and Decay in Fashion".
DINO ALVES LANÇA NOVO WEBSITE
Dino Alves reforça a sua presença digital e oferece ao público uma nova forma de explorar o seu criativo e multifacetado percurso.
PULP FASHION LANÇA NOVO CURSO DE STYLING E PRODUÇÃO DE MODA
Estão abertas as inscrições para o novo curso de Styling e Produção de Moda da Pulp Fashion, que terá início em setembro.