amanha logo
Um programa ModaLisboa com o apoio PVH Foundation

Alinhado com a missão central da Associação ModaLisboa, amanhã pretende tornar a Moda nacional numa área com mais representatividade e diversidade de talentos, ao comunicar as múltiplas oportunidades de crescimento dentro da indústria.

Criado para alunos que estejam a terminar o Ensino Secundário, o programa divide-se em três fases: apresentações sobre as profissões que constroem a Moda nacional nas escolas; cinco dias de workshops práticos nos escritórios da ModaLisboa; e uma bolsa de estudo em Moda, no valor de 15 mil euros.

PORQUÊ?

Há dois motivos principais que levam à criação do programa amanhã.
O primeiro é que continua a ser preciso promover a representatividade na Indústria de Moda, tanto a nível nacional como a nível internacional. Só com a criação de oportunidades iguais para vozes diversas, experiências diferentes e contextos sociais e económicos distintos é que se consegue afirmar que trabalhamos numa área que acolhe e inclui.

E a palavra “oportunidade” leva-nos ao segundo motivo. Nos últimos anos, as áreas criativas da Moda floresceram, mas as profissões técnicas não se têm conseguido comunicar de forma tão atrativa. Não é possível falar em Moda sem ouvir palavras como Sustentabilidade, Inovação, Trabalho Artesanal ou Tecnologia, porque estas são as áreas em verdadeiro crescimento — e é nelas que está o futuro. Mas se os jovens não as conhecem, como é que se vão candidatar a estes novos cargos?

Foi para responder a estes dois desafios que desenvolvemos o programa amanhã: criar oportunidades de futuro para jovens talentos em áreas de elevada empregabilidade na Indústria de Moda nacional.

COMO?

Não há uma resposta fácil, nem única, para cumprir os objetivos a que nos propomos. Então dividimos o amanhã em três fases, para que possamos chegar a pessoas diferentes em níveis diferentes. E fazer a diferença.

WORKSHOP

Durante os meses de abril e maio, a equipa da Associação ModaLisboa visita escolas secundárias das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto para apresentar uma visão global do que é a Indústria de Moda, e as oportunidades de futuro que oferece.

A apresentação percorre áreas como a Sustentabilidade, Trabalho Artesanal e Inovação Tecnológica, bem como as profissões que cada uma oferece, e termina com um workshop prático que incentiva o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e a construção de identidade.

RESIDÊNCIA

Todos os alunos presentes nas ações de consciencialização podem candidatar-se à segunda fase do programa amanhã, até ao dia 23 de maio. A ModaLisboa fará uma seleção de 10 jovens que respondem aos critérios definidos pelo programa — motivação, aptidão e diversidade — e, entre 30 de junho e 4 de julho, recebe-os na sede da Associação para uma residência de uma semana. 

Serão cinco dias de formações, workshops práticos e visitas a ateliers, agências e aos espaços culturais mais relevantes da cidade, que oferecem uma experiência imersiva do que é a Moda contemporânea, além de contacto direto com Designers, profissionais das artes e tecnologia, e estrategas e comunicadores de Moda.
Na residência, os alunos construirão um corpo de trabalho físico e digital que percorre áreas como Criação Têxtil, Herança Cultural, Cultura Visual e Transição Tecnológica.

BOLSA DE ESTUDO

No fim da residência, a ModaLisboa e os mentores dos workshops elegem a pessoa mais apta a receber uma bolsa de estudo numa área com elevada empregabilidade na Indústria de Moda.

chelson vunge

“Este projeto tem um papel muito pessoal na minha vida, é o encontrar-me a mim mesmo. De onde eu venho, as coisas não eram fáceis, e a oportunidade que estou a ter agora é incrível, tenho de aproveitá-la ao máximo. A mensagem que quero passar é para os meninos que viviam comigo, ou no meu país: vocês conseguem, todos temos oportunidades grandes, é só agarrá-las, e vamos chegar lá todos juntos.”
Chelson Vunge, vencedor da primeira bolsa de estudo amanhã

 

BOLSA DE ESTUDO MODATEX PORTO
18 meses, no valor de 15 mil euros (inclui alojamento e alimentação);
Curso de Moda à escolha:
- Técnico/a Especialista em Comércio de Moda
- Técnico/a Especialista em Design Têxtil para Estamparia
- Técnico/a Especialista em Design de Moda
- Costureiro/a Modista (EFA Profissional)
- Modelista (EFA Profissional)

Edição Anterior