MODALISBOA GO GLOBAL
FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Designação do Projeto | ModaLisboa Go Global (MLGG)
Código do projeto | LISBOA-02-0752-FEDER-034103
Objetivo principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Entidade beneficiária | Associação ModaLisboa
Data de aprovação do projeto | 16/04/2018
Data de início do projeto | 20/05/2018
Data de conclusão do projeto | 18/06/2020
Investimento elegível | € 1.247.611,76
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – € 499.044,70
SÍNTESE DO PROJETO
O projeto ModaLisboa Go Global enquadrou-se no Programa de Apoio à Internacionalização do Programa Operacional (PO) Lisboa, através do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC) Internacionalização e teve especial enfoque nas dinâmicas da internacionalização da cidade de Lisboa, como capital de Cultura e de Moda. O projeto foi estruturado em 4 edições da ModaLisboa – Lisboa Fashion Week, correspondendo à edição do 2º semestre de 2018, duas edições em 2019 e a última no 1º semestre de 2020, que decorreram durante os calendários habituais da moda, na apresentação das coleções primavera/verão e outono/inverno. Em cada uma das edições realizou-se um conjunto de eventos que responderam a uma estratégia alargada da ModaLisboa no sentido de fomentar o crescimento do evento Lisboa Fashion Week, através de um reposicionamento que opta pelo prestígio, inovação, criatividade e diferenciação, respondendo de forma mais adequada à procura de públicos internacionais e potenciando o crescimento da Indústria da Moda nacional.
O projeto foi desenvolvido em estreita ligação com parceiros estratégicos, entre eles a Câmara Municipal de Lisboa (www.cm-lisboa.pt), a Entidade Regional de Turismo de Lisboa (www.ertlisboa.pt), assim como alguns dos parceiros do setor, entre eles Cenit, Anivec e Apiccaps. Pretendeu-se dinamizar a interligação natural com os vários players da Indústria da Moda, entre eles designers, empresas, as escolas especializadas no ensino de Moda, as agências de manequins, os media, os showrooms, o retalho e os vários serviços e consultorias que abrangem este território de especialização.
O projeto visou aumentar a visibilidade e notoriedade internacional da Moda Portuguesa a partir de Lisboa, promovendo a região de Lisboa enquanto polo de excelência da Moda nacional, fomentando a incorporação de inovação e design, quer ao nível do desenvolvimento de produtos, quer na conceção de serviços e formas de negócio diferenciadas, fomentando a integração de jovens designers qualificados nas atividades ligadas à moda. Dinamização de atividades que ativam uma consciência coletiva dos vários atores da Indústria da Moda, potenciando o aumento de conhecimento, a partilha de boas práticas e em última instância, alcançando um tecido criativo e empreendedor mais dinâmico e ágil na resposta aos desafios de mercado.
Para alcançar os objetivos propostos, implementou-se um conjunto de iniciativas, das quais se destacam: Lisboa Fashion Week; Check Point; Sangue Novo – Young Designers Competition; e Wonder Room, que totalizaram um investimento total de €1.325.265,30, tendo sido aprovado, no âmbito do SIAC já referido, um incentivo de €499.044,70 correspondente a um investimento elegível de €1.247.611,76.
No fundo, com a implementação destas atividades, procurou-se colmatar algumas das fragilidades do setor, designadamente a baixa notoriedade e deficiente conhecimento dos designers e marcas regionais e nacionais, e promover a transferência de conhecimento, nomeadamente no âmbito dos desenvolvimentos tecnológicos e das tendências em termos de procura, para que a aposta em produtos inovadores seja bem-sucedida e a sua comercialização permita rentabilizar o investimento efetuado. Para além disso, procurou-se evidenciar a importância do design como fator crítico de sucesso, promovendo a inserção de jovens designers na indústria nacional, conferindo ao empresário a possibilidade de percecionar que o investimento na melhoria do design dos seus produtos é positivo para o seu negócio.
O investimento respondeu a uma estratégia integrada que promoveu dinâmicas de internacionalização do Design de Moda nacional e seus criativos a partir de Lisboa, ancorados numa visão disruptiva e diferenciadora na criação de conteúdos e experiências para a cidade.
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