Foto: Pedro Nóbrega
DINO ALVES
Dino Alves formou-se em Pintura na Escola Superior Artística do Porto. Fez um curso profissional de fotografia no INEF e depois de uma passagem pela Cinemateca Portuguesa, acabou por seguir a área da moda, conquistando o título de “Enfant-terrible da Moda Portuguesa”.
O seu primeiro desfile ocorreu nas “Manobras de Maio” de 1994 e a partir de maio de 1997 passou a apresentar regularmente as suas coleções na ModaLisboa – Lisboa Fashion Week. Desde então, além das suas coleções sazonais, tem desenvolvido figurinos para diversos espetáculos de dança e teatro, assim como guarda-roupas para publicidade, eventos de moda e lançamentos de produtos.
Um stylist por excelência, Dino Alves colabora também em projetos de conceção de imagem, nomeadamente para as festas da discoteca Lux – Frágil, ou para publicações como a Dance Club. Em 2007 e 2008, criou a imagem de Herman José para os programas “Chamar a Música” e “Roda da Sorte” e em 2011, desenvolveu o styling dos apresentadores / atores do programa de humor “Estado de Graça”, produzido pelas Produções Fictícias. Desde 2020, tem desenvolvido a imagem de vários participantes do Festival da Canção. E desde 2022 tem criado os figurinos da Marcha da Bica das Marchas Populares de Lisboa.
Em 2009, iniciou uma colaboração com a Escola Superior de Dança, como professor de figurinos. No ano seguinte, abriu o seu novo atelier na baixa de Lisboa. Em 2013, foi convidado pela ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos para coordenar um projeto do mestrado em Design de Moda, sobre o trabalho de Joana Vasconcelos. Em 2015, criou uma peça comemorativa dos 140 anos da marca de joias e objetos decorativos Topázio, juntamente com outros criadores e artistas plásticos de renome.
Em 2019, estreou-se na criação de guarda-roupa para cinema, desenvolvendo, em parceria com a stylist Carol Rouquete, os figurinos para o filme “A Última Festa” de Matheus Souza e co-produzido pela Ar De Filmes. No mesmo ano, foi embaixador da exposição de Keith Haring, no Cascais Shopping, e criou um vestido inspirado na obra do artista, que foi vendido num leilão de Arte Moderna e Contemporânea, com os lucros a reverter para a Associação SER+.
Em 2022, lançou a sua nova marca, 2nd Upcycled Label, em parceira com a loja de pronto-a-vestir masculino, Mister Man. Em outubro de 2023, venceu o Globo de Ouro na categoria de Moda – Personalidade do Ano.