CRAFTING FOR GOOD

The art, the heritage, the future.

A interseção entre Moda, Arte e trabalho artesanal sempre foi orgânica, mas os últimos anos — e uma nova geração de criativos — diluíram as fronteiras entre estas práticas. Nesta conversa, as fronteiras deixam de existir por completo: artistas, designers e educadores discutem as novas oportunidades deste cruzamento de disciplinas, e os territórios emergentes que ainda estão por explorar. 

rui maria pego

HOST: RUI MARIA PÊGO

35 anos. 16 deles passados entre a Rádio, o Teatro e a Televisão. Licenciado em História pela Universidade Nova de Lisboa, e Mestre em Fine Arts in Professional Acting pela Bristol Old Vic Theatre School (UK), é autor de "Filho da Mãe", série satírica que estreou, no Canal Q, em 2015. Já apresentou programas nos três canais generalistas de televisão e inventou outros tantos em várias estações de rádio (Radar, Sudoeste, Mega Hits), estando hoje na Rádio Comercial, onde conduz o programa/podcast de entrevistas "Debaixo da Língua", e "TNT- Todos no Top".
Fechou 2023 numa produção para a BBC Radio Three sobre o poeta Fernando Pessoa, "All I Was When I Wasn't Anyone", depois de ser um dos quatro artistas portugueses na "École des Maîtres" do encenador franco-argentino Marcial di Fonzo Bo, e um dos atores escolhidos para a edição número 8 de "Passaporte Lisboa", uma iniciativa da Academia Portuguesa de Cinema.
Apaixonado por Moda, foi considerado Personalidade do Ano para a ILGA Portugal em 2017 e, em 2018, capa da revista GQ Portugal.
Depois de "Water Party", um espetáculo de teatro distópico criado por Mimi Collins em Londres, seguem-se as estreias da série da RTP "Erro 404", do filme "Prisma" de Sónia Balacó e Zé Bernardino, e também da quarta temporada de "Im-pertinente", o podcast da Fundação Francisco Manuel dos Santos, onde Rui Maria Pêgo fará par com a neurocientista Luísa Lopes para desvendar os mistérios do cérebro.
A primeira vez que entrou na ModaLisboa tinha quinze anos, e desde aí nunca parou de voltar.

danilo venturi

DANILO VENTURI | IED - ISTITUTO EUROPEO DI DESIGN

Danilo Venturi é o Diretor do IED Florença e autor de "Brand Persona: The Four Step Method". Com formação em ciências políticas, Danilo Venturi iniciou a sua carreira na indústria musical. Foi um dos pioneiros do e-commerce e das concept stores, e trabalhou para a marca de lingerie La Perla. Tem um mestrado em Gestão de Luxo. O seu modelo educativo, descrito pela Forbes como "The Reign of Error", envolveu grupos, marcas e instituições como a LVMH, Richemont, Gucci, Ferragamo, WGSN, CFDA e Pitti Immagine, bem como personalidades como Marina Abramovic, Alber Elbaz, Renzo Rosso, Waris Ahluwalia, Rick Owens e Suzy Menkes.
No IED Florença, Danilo Venturi está empenhado em promover a interseção das linguagens de Moda, da Arte e do Design.

joana vasconcelos

JOANA VASCONCELOS | JOANA VASCONCELOS ATELIER

Nascida em 1971, Joana Vasconcelos é uma artista plástica portuguesa com uma carreira de cerca de 30 anos que abarca uma enorme variedade de técnicas. Reconhecida pelas suas esculturas monumentais e instalações imersivas, descontextualiza objetos do quotidiano e atualiza o conceito de artes e ofícios para o século XXI, estabelecendo um diálogo entre a esfera privada e o espaço público, a herança popular e a alta cultura. Com humor e ironia, questiona o estatuto da mulher, a sociedade de consumo e a identidade coletiva. A partir de Lisboa para o mundo gere, desde 2006, o Atelier Joana Vasconcelos com mais de 50 funcionários e, em 2012, criou a Fundação Joana Vasconcelos para conceder bolsas de estudo, apoiar causas sociais e promover a arte para todos.
A aclamação internacional chegou em 2005 com A Noiva na primeira Bienal de Veneza curada por mulheres, onde voltou sete vezes até à data, em 2013 ao leme do Trafaria Praia representando Portugal com o primeiro pavilhão flutuante da história do certame. A mais jovem artista e primeira mulher a expor no Palácio de Versalhes, em 2012 a sua exposição foi a mais visitada em França em 50 anos, com um recorde de 1,6 milhões de visitantes. Em 2018, tornou-se na primeira artista portuguesa a ter uma individual no Guggenheim de Bilbau, a quarta melhor desse ano para The Art Newspaper e a terceira mais visitada de sempre do museu. Em 2023, concretizou a rara honra de expor nas Galerias Uffizi e no Palácio Pitti, em Florença, ao lado de mestres clássicos Leonardo Da Vinci, Michelangelo ou Caravaggio. O seu Bolo de Noiva para Waddesdon Manor foi considerado por Jonathan Jones uma “torre artesanalmente trabalhada”, “a primeira obra-prima artística sinceramente alegre do século 21”, tendo figurado no segundo lugar da “melhor arte e arquitetura” de 2023 para o The Guardian.

sam baron

SAM BARON | SAM BARON

Nascido em França, Sam Baron é formado em Design pela Escola de Belas Artes de Saint Etienne, e pós-graduado pela Escola Nacional de Artes Decorativas de Paris.
Baron adora reinterpretar os métodos tradicionais de construção, levantando questões sobre a utilidade das produções materiais atuais. Cria projetos de produtos, exposições e design de interiores, dando vida a obras que cruzam Arte e Design.
É designer independente e consultor de empresas internacionais como Dior Maison, La Redoute, Vista Alegre e a icónica marca francesa de art de vivre Diptyque. Foi consultor enquanto Diretor de Design da Fabrica, centro internacional de pesquisa em comunicação com sede em Itália, durante uma década. Em 2009, recebeu o "Grand Prix de la Creation de la Ville de Paris" na categoria Design, e em 2010 Philippe Starck selecionou-o como um dos dez Designers importantes da década seguinte.
Sam Baron vive e trabalha atualmente entre Portugal e França, que recentemente o nomeou Chevalier des Arts et des Lettres.