sangue novo
MODALISBOA CAPITAL | SANGUE NOVO SUPPORTED BY SEASIDE

ModaLisboa Capital, Sangue Novo

12 Fevereiro '25

As cinco coleções finalistas da segunda e última fase do concurso SANGUE NOVO supported by Seaside são a materialização mais pura, experimental e inovadora do nosso CAPITAL, debruçando-se sobre temas como a Moda enquanto um sonho que pode e deve ser concretizável na escolha consciente, uma distopia muito próxima em que a classe média é abolida, a diluição de fronteiras entre técnicas ancestrais e inovação tecnológica, a tradução da profundidade emocional extremamente humana em peças que desafiam volume e proporção e a transgressão de género e a tensão visual entre o passado e o futuro.

DESIGNERS
Dri Martins

Duarte Jorge
Francisca Nabinho
Gabriel Silva Barros
Ihanny Luquessa

Selecionados em outubro de 2024, os cinco jovens Designers apresentam agora o produto do seu crescimento conceptual e maturidade comercial, desenvolvido no último semestre e com acompanhamento e mentoria do painel de jurados. Também aqui há novidades: Danilo Venturi, Diretor do IED Milano com uma carreira multidisciplinar que vai desde curadoria a planeamento estratégico e branding de Moda, junta-se ao júri nesta segunda fase do concurso.

JÚRI
Miguel Flor
(Presidente)
Joana Jorge (Project Manager, Associação ModaLisboa)
Constança Entrudo (Designer Têxtil)
Rune Park (Fundador e CEO, loja Sheet-1)
Ana Tavares (CEO, RDD Textiles)
Danilo Venturi (Diretor IED Milano)

A Seaside continua a apoiar o concurso, alinhando-se com a sua missão de promover a criatividade e sensibilizar para a sustentabilidade em toda a cadeia de valor da Indústria de Moda, com um posicionamento que coloca a marca não só como parceira da ModaLisboa, mas como da cultura em Portugal. As coleções voltam a confecionadas com materiais fornecidos pelas parcerias têxteis estabelecidas pela Associação ModaLisboa: Calvelex / Fabrics4Fashion, RDD Textiles e Riopele.

PRÉMIOS

Prémio ModaLisboa x IED Istituto Europeo di Design
– Master’s degree in Fashion Brand Management no IED Firenze (duração de nove meses, com início em novembro de 2025), e no valor de 24.000 euros;
– Bolsa de 4.000 euros.

Prémio ModaLisboa x RDD Textiles
– Estágio de três meses na RDD Textiles (alojamento incluído) com atividades relacionadas com design, seleção e desenvolvimento de materiais, modelação, 3D, confeção, entre outras. O objetivo será criar uma coleção com materiais e processos inovadores da RDD, alternativos aos convencionalmente produzidos;
– Bolsa de 1.750 euros.

Prémio ModaLisboa x Showpress
Os vencedores dos prémios ModaLisboa x IED e ModaLisboa x RDD beneficiam também dos serviços de Assessoria de Imprensa e Showroom na agência de comunicação Showpress, durante uma estação.

RELACIONADAS