behen retrato 2

DESIGNER

BÉHEN

LAB

 

FW 23/24

O DEUS DAS PEQUENAS COISAS

Uma procura inquieta pela beleza das Pequenas Coisas em materiais e técnicas que cruzam linhas temporais e que nos recordam a efemeridade da vida, das pessoas. Mesmo daquelas que deveriam ser para sempre.

Um, nenhum, muitos Deuses. Todos eles, ou a sua ausência, apontam diretamente para a vulnerabilidade da condição humana: o amor. Aquele que insiste em ser independente do tempo e que, por isso, só poderá ser representado no detalhe: pés descalços à beira-mar, flores de metal, técnicas ancestrais que se experimentam saber sob a tecnologia dos materiais.

Foi ele o Deus das Pequenas Coisas: O vento a bater na espiga, o subir das escadas de madeira, o remexer do colete de inverno e o cruzar da perna. O tal amor, que só podem ser os tempos todos ao mesmo tempo.

O outono/inverno 2023/2024 da BÉHEN volta a técnicas tradicionais, como Bordado da Madeira, Bordado a Vidrilho de Viana do Castelo, Tecelagem de São Jorge, Chita de Alcobaça, Estampado Digital sob linho, Latoaria, Arte Chocalheira, Corte a Laser, Manipulações têxteis e Bordado de Arraiolos. Quanto a materiais, e além de Linho, Lycra, Algodão, Lã, Latão, Metal, Fake Fur e Sherpa, a inovação tecnológica chega sob a forma de Cork Leather, Grape Leather.

A BÉHEN reserva ainda um especial agradecimento a Jorge Barros. Por ter visto e capturado a beleza das Pequenas Coisas, ao registar Portugal e as suas festas e tradições com uma magia e sensibilidade de quem tem no olhar o saber que ao tempo foge.
Obrigada à Casa Maciel, Margarida e Rui, por moverem montanhas pela vossa arte e pela disponibilidade e coração aberto em receber quem a quer conhecer.
Obrigada à Casa Sempre Noivas em Arraiolos, por ter aceite um desafio digno de casamento com direito a enxoval.
Obrigada a todos os artesãos na Madeira, Viana do Castelo e São Jorge, que estão sempre disponíveis para bordar ou tecer, a beleza das Pequenas Coisas.