barbara atanasio

DESIGNER

Bárbara Atanásio

SANGUE NOVO

Bárbara Atanásio formou-se em Têxteis pela escola António Arroio, em 2016, e em Design de Moda pelo Modatex Lisboa, em 2023.

Com um trabalho multidisciplinar de upcycling, desconstrução e humor, Bárbara trabalha a utopia da memória e a conceptualização do quotidiano. Estagiou com Valentim Quaresma e Marques‘Almeida e participa no Mercado P’la Arte desde 2022.

FW 24/25

THE FUNNY THING THAT IS NEO-NOSTALGIA

Inebriados pelo mundo digital, vivemos uma época de neos. A nostalgia osmótica de um outro tempo é acelerada pela globalização das memórias alheias, a bordo da máquina do tempo digital. Roupas desvirtuadas de valores, vivências e cheiros chegam como caricaturas absurdas, numa versão bonita e enlatada de si mesmas, à disposição em qualquer supermercado de estilos perto de si.

O caleidoscópio de ideias que alguém já teve remisturam-se num do-over dada que quer salvar o futuro. Um styling que repensa as camadas numa sobreposição de mil-folhas que alimenta a esperança do reutilizar. O novo milénio começa com o repescar das técnicas e materiais que duram, que se herdam. Esta coleção é, assim, a materialização de uma memória alheia através do olhar distante de quem não a viveu.

PALAVRAS-CHAVE: Neo-Nostalgia, Sustainable, Tune Magazine, 2000, 1990, Grunge, Britpop, Do-over, Collage, Anti-Fashion.

Disponível brevemente

Disponível brevemente