sangue novo
MODALISBOA SINGULAR | SANGUE NOVO

ModaLisboa Singular, ModaLisboa, Sangue Novo

18 Setembro '24

O que seria da cultura sem o futuro? No dia 11 de outubro, às 18H, os novos concorrentes do concurso SANGUE NOVO supported by Seaside estreiam-se no MUDE – Museu do Design. O primeiro desfile da 63ª Lisboa Fashion Week é também o primeiro contacto dos dez jovens criativos com o público do evento, inaugurando a passerelle da MODALISBOA SINGULAR com projetos que contextualizam as práticas de Moda contemporâneas.

É aqui que se apresentam processos digitais e artificiais de confeção que confrontam tecnologia e sustentabilidade, uma exploração aprofundada de novos materiais e silhuetas que desafiam as leis da física, a elevação do tempo enquanto ingrediente crucial para uma produção responsável, ou a discussão de papéis de género e normas sociais.  Além da Seaside, marca portuguesa que mantém o apoio ao concurso cumprindo a sua missão de capacitação da criatividade e sensibilização para a sustentabilidade, as dez coleções voltam a ser confecionadas com materiais cedidos pelas parcerias têxteis estabelecidas pela Associação ModaLisboa — Calvelex/Fabrics4FashionRDD Textiles e Riopele. No dia da apresentação, há uma nova adição nos bastidores: os modelos serão penteados por Jean Louis David, no contexto do seu programa de captação de novos talentos, mantendo a sua parceria com produtos L’Oréal Professionnel.

No fim do desfile, serão anunciados os cinco finalistas do SANGUE NOVO supported by Seaside que, em março de 2025, competem pelos prémios ModaLisboa x IED – Istituto Europeo di Design e ModaLisboa x RDD Textiles.

 

DESIGNERS
Dri Martins
Duarte Jorge
Francisca Nabinho
Gabriel Silva Barros
Gonçalo Oliveira
Ihanny Luquessa
Inês Arthayett
Lolo
Toque Amargo
Void

 

JÚRI
Miguel Flor (Presidente)
Joana Jorge (Project Manager, Associação ModaLisboa)
Constança Entrudo (Designer Têxtil)
Rune Park (Fundador e CEO, loja Sheet-1)
Ana Tavares (CEO, RDD Textiles)
Olivia Spinelli (Coordenadora e Diretora Criativa, IED Moda Milano)

 

PRÉMIOS

OUTUBRO 2024

Cada finalista receberá:
– Prémio monetário de 1.000 euros para desenvolvimento da nova coleção;
– Mentoria e acompanhamento do júri;
– Mentoria por parte da Associação ModaLisboa, nas áreas de criação e gestão de marca, comercialização e distribuição;
– Assessoria de Imprensa e Showroom na agência de comunicação Showpress, durante uma estação.

MARÇO 2025

Prémio ModaLisboa x IED – Istituto Europeo di Design

– Master em Fashion Brand Management no IED Firenze (duração de nove meses, com início em novembro de 2025), e no valor de 24.000 euros;
– Bolsa de 4.000 euros.

Prémio ModaLisboa x RDD Textiles
– Estágio de três meses na RDD Textiles (alojamento incluído) com atividades relacionadas com design, seleção e desenvolvimento de materiais, modelação, 3D, confeção, entre outras. O objetivo será criar uma coleção com materiais e processos inovadores da RDD, alternativos aos convencionalmente produzidos;
– Bolsa de 1.750 euros.

Prémio ModaLisboa x Showpress
Os vencedores dos prémios ModaLisboa x IED e ModaLisboa x RDD beneficiam também dos serviços de Assessoria de Imprensa e Showroom na agência de comunicação Showpress, durante uma estação.

RELACIONADAS