
ModaLisboa Singular, ModaLisboa, Sangue Novo
O que seria da cultura sem o futuro? No dia 11 de outubro, às 18H, os novos concorrentes do concurso SANGUE NOVO supported by Seaside estreiam-se no MUDE – Museu do Design. O primeiro desfile da 63ª Lisboa Fashion Week é também o primeiro contacto dos dez jovens criativos com o público do evento, inaugurando a passerelle da MODALISBOA SINGULAR com projetos que contextualizam as práticas de Moda contemporâneas.
É aqui que se apresentam processos digitais e artificiais de confeção que confrontam tecnologia e sustentabilidade, uma exploração aprofundada de novos materiais e silhuetas que desafiam as leis da física, a elevação do tempo enquanto ingrediente crucial para uma produção responsável, ou a discussão de papéis de género e normas sociais. Além da Seaside, marca portuguesa que mantém o apoio ao concurso cumprindo a sua missão de capacitação da criatividade e sensibilização para a sustentabilidade, as dez coleções voltam a ser confecionadas com materiais cedidos pelas parcerias têxteis estabelecidas pela Associação ModaLisboa — Calvelex/Fabrics4Fashion, RDD Textiles e Riopele. No dia da apresentação, há uma nova adição nos bastidores: os modelos serão penteados por Jean Louis David, no contexto do seu programa de captação de novos talentos, mantendo a sua parceria com produtos L’Oréal Professionnel.
No fim do desfile, serão anunciados os cinco finalistas do SANGUE NOVO supported by Seaside que, em março de 2025, competem pelos prémios ModaLisboa x IED – Istituto Europeo di Design e ModaLisboa x RDD Textiles.
DESIGNERS
Dri Martins
Duarte Jorge
Francisca Nabinho
Gabriel Silva Barros
Gonçalo Oliveira
Ihanny Luquessa
Inês Arthayett
Lolo
Toque Amargo
Void
JÚRI
Miguel Flor (Presidente)
Joana Jorge (Project Manager, Associação ModaLisboa)
Constança Entrudo (Designer Têxtil)
Rune Park (Fundador e CEO, loja Sheet-1)
Ana Tavares (CEO, RDD Textiles)
Olivia Spinelli (Coordenadora e Diretora Criativa, IED Moda Milano)
PRÉMIOS
OUTUBRO 2024
Cada finalista receberá:
– Prémio monetário de 1.000 euros para desenvolvimento da nova coleção;
– Mentoria e acompanhamento do júri;
– Mentoria por parte da Associação ModaLisboa, nas áreas de criação e gestão de marca, comercialização e distribuição;
– Assessoria de Imprensa e Showroom na agência de comunicação Showpress, durante uma estação.
MARÇO 2025
Prémio ModaLisboa x IED – Istituto Europeo di Design
– Master em Fashion Brand Management no IED Firenze (duração de nove meses, com início em novembro de 2025), e no valor de 24.000 euros;
– Bolsa de 4.000 euros.
Prémio ModaLisboa x RDD Textiles
– Estágio de três meses na RDD Textiles (alojamento incluído) com atividades relacionadas com design, seleção e desenvolvimento de materiais, modelação, 3D, confeção, entre outras. O objetivo será criar uma coleção com materiais e processos inovadores da RDD, alternativos aos convencionalmente produzidos;
– Bolsa de 1.750 euros.
Prémio ModaLisboa x Showpress
Os vencedores dos prémios ModaLisboa x IED e ModaLisboa x RDD beneficiam também dos serviços de Assessoria de Imprensa e Showroom na agência de comunicação Showpress, durante uma estação.
RELACIONADAS
MODALISBOA CAPITAL: EPICENTRO DA INOVAÇÃO, CULTURA E REFLEXÃO
A MODALISBOA CAPITAL reafirmou a sua missão enquanto voz da Moda nacional contemporânea, inscrevendo-se, mais uma vez, no discurso global sobre criatividade, sustentabilidade e transformação socioeconómica.
DUARTE JORGE E GABRIEL SILVA BARROS VENCEM CONCURSO SANGUE NOVO SUPPORTED BY SEASIDE
Duarte Jorge e Gabriel Silva Barros são os grandes vencedores do concurso Sangue Novo supported by Seaside.
MODALISBOA CAPITAL COMEÇA HOJE
A 64ª edição da Lisboa Fashion Week começa hoje, em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa.
MODALISBOA CAPITAL COMEÇA AMANHÃ
A 64ª Lisboa Fashion Week começa já amanhã, em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa, e traz desfiles, conversas, instalações artísticas e apresentações à CAPITAL.
MODALISBOA CAPITAL | AÇÕES ABERTAS
Com a sua programação de ações de entrada livre, a MODALISBOA CAPITAL aborda a ligação entre a Moda e as Artes Visuais, ativismo, justiça social, inovação tecnológica e consumo responsável.
MODALISBOA CAPITAL | POP-UP STORE
A pop-up store de design da Lisboa Fashion Week regressa ao Locke de Santa Joana de 26 de fevereiro a 3 de março.
MODALISBOA CAPITAL | SANGUE NOVO SUPPORTED BY SEASIDE
As cinco coleções finalistas do concurso SANGUE NOVO supported by Seaside são a materialização mais pura, experimental e inovadora do nosso CAPITAL.
MODALISBOA CAPITAL | CALENDÁRIO DE DESFILES
A MODALISBOA CAPITAL apresenta um calendário de Apresentações de Moda que espelha a diversidade do seu CAPITAL criativo.
MODALISBOA CAPITAL NO CAM
No dia 7 de março, a Lisboa Fashion Week chega ao CAM - Centro de Arte Moderna Gulbenkian com uma programação multidisciplinar.
MODALISBOA CAPITAL
MODALISBOA CAPITAL é uma edição que questiona, provoca e desafia por saber o seu valor. O seu capital.