Exposições, Moda
O Designer português Ivan Hunga Garcia é um dos nomes em destaque na exposição “Dirty Looks: Desire and Decay in Fashion”, patente na Barbican Art Gallery, em Londres, até 25 de janeiro de 2026.
“Dirty Looks: Desire and Decay in Fashion” reúne 120 obras de 60 Designers de todo o mundo, propondo uma reflexão sobre o passado, o presente e os possíveis futuros da Moda. A mostra convida o público a “reconsiderar a beleza, o valor e o poder regenerativo do ato de criar num mundo em constante mudança”, afirma Shanay Jhaveri, diretora de Artes Visuais do Barbican.
Entre as peças apresentadas, destaca-se “Cariátide n.02”, de Ivan Hunga Garcia, uma criação feita a partir de SCOBY — Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras —, que constitui uma declaração sobre sustentabilidade e identidade, incorporando os temas centrais da exposição: rebelião, decomposição e renascimento.
Composto por um top e uma saia unidos por ilhoses e ganchos cromados, o conjunto cria diferentes tensões e composições que evocam os rituais de modificação corporal. A sua textura orgânica, semelhante à pele humana, confere-lhe um caráter quase escultórico e vivo, refletindo a natureza efémera do “eu” e reduzindo a silhueta à sua anatomia essencial.
“Cariátide n.02” inscreve-se na prática multidisciplinar de Ivan Hunga Garcia, desenvolvida em paralelo com o Haute Gardener, laboratório criativo que reivindica a Moda enquanto território especulativo e filosófico.
A obra é, ao mesmo tempo, um exemplo de como a Moda pode refletir a impermanência física da condição humana, oferecendo um vislumbre otimista de uma indústria mais responsável e expressiva.
Na Barbican Art Gallery, o trabalho de Ivan Hunga Garcia é apresentado ao lado de nomes icónicos como Hussein Chalayan, Alexander McQueen, Vivienne Westwood, Miguel Adrover e Maison Margiela, bem como de criadores emergentes como Elena Velez, Piero D’Angelo, Yuima Nakazato e Robert Wun.
FOTOS EM DESTAQUE: “Dirty Looks: Desire and Decay in Fashion”, Barbican Art Gallery. Fotografia: Thomas Adank
RELACIONADAS
MODALISBOA LANÇA WORKSTATION DESIGN SUPPORTED BY JEAN LOUIS DAVID
A plataforma de Designers emergentes da ModaLisboa regressa mais robusta, com uma reestruturação que lhe permite capacitar e distinguir a consistência das novas vozes da Moda nacional.
IVAN HUNGA GARCIA APRESENTA “F.A.U.X. — FETISH AMULETS UNDER X”
No dia 27 de junho, inaugura no espaço Saco Azul / Maus Hábitos, a primeira exposição individual de Ivan Hunga Garcia fora do circuito performativo da Moda.
MUDE – MUSEU DO DESIGN APRESENTA EXPOSIÇÃO “VIVIENNE WESTWOOD: O SALTO DA TIGRESA”
Entre 7 de junho e 12 de outubro, o MUDE apresenta uma exposição de homenagem à icónica criadora de Moda britânica que revolucionou a Moda contemporânea.
FÁBRICA DA CRIATIVIDADE APRESENTA EXPOSIÇÃO “2112: RAW” DE DUARTE JORGE
A Fábrica da Criatividade apresenta a exposição “2112: Raw”, do jovem designer Duarte Jorge, vencedor do concurso Sangue Novo.
VALENTIM QUARESMA APRESENTA “RELOAD”
A nova exposição a solo de Valentim Quaresma, “Reload”, inaugura esta sexta-feira, 21 de março, às 19h00, na Galeria Espaço Exibicionista.
MUSEU DA CHAPELARIA REABRE COM DUAS EXPOSIÇÕES EXCLUSIVAS SOBRE DIOR
Uma exposição de chapéus Dior e outra sobre a presença da casa francesa de Alta-Costura na imprensa feminina portuguesa marcam a reabertura do Museu da Chapelaria.
AMMA GALLERY APRESENTA PROJETO (RE)VESTE, TECENDO TRANSFORMAÇÃO
Inaugura a 12 de dezembro, na AMMA Fashion Design Gallery, em Matosinhos, a exposição do projeto (re)veste, Tecendo Transformação.
MUDE INAUGURA EXPOSIÇÃO “PARA QUE SERVEM AS COISAS?”
"Para Que Servem as Coisas?" pretende fazer uma releitura da história do design através de uma viagem retrospetiva de 1900 a 2020.
SIMULACRA – ISZA x ADVERSA STUDIO
ISZA, vencedora do prémio ModaLisboa x IED da última edição do concurso Sangue Novo, junta-se a Adversa Studio em SIMULACRA.
DOUBLE J COLLECTIVE LEVA O FINE CRAFTS E O DESIGN PORTUGUÊS AO DUBAI
A Double J Collective, a primeira galeria dedicada ao Fine Crafts e Concept Design no Dubai, tem como missão de apoiar artistas, designers e artesãos europeus, mediterrânicos e locais, que se destacam pelo seu talento e singularidade.