Sangue Novo

Até 17 de julho, a Associação ModaLisboa está a receber candidaturas para o concurso de Jovens Designers. Há novo júri, novos prémios adaptados ao paradigma da Indústria de Moda contemporânea e o mesmo projeto de consistência e continuidade que capta, nutre e informa o futuro. O regulamento completo pode ser consultado, aqui.

O SANGUE NOVO é, historicamente, um espaço seguro de afirmação criativa e intelectual, desenhado para uma nova geração de Designers capaz de agir, transformar e deslocar o centro de gravidade da Moda. Por isso, é estruturado de forma responsável, aliando o território livre da criação ao tempo e ferramentas para amadurecer os projetos, como as diversas sessões de mentoria, ou as parcerias têxteis estabelecidas pela Associação ModaLisboa: Calvelex / Fabrics4Fashion, RDD Textiles e Riopele voltam a ceder matéria-prima que incentiva a construção mais responsável das coleções. O estabelecimento de pontes entre os próximos nomes do design e uma indústria têxtil e do vestuário cada vez mais ágil, aberta e tecnológica é uma das grandes missões do SANGUE NOVO — mas não é a única.

Mantendo o seu formato anual, a plataforma reforça e reinventa os seus dois maiores prémios, a atribuir em março de 2026, tendo como eixos estratégicos a formação internacional, a produção responsável, a criação de marca e a inovação nos crafts.

Dirigido a finalistas de cursos superiores e profissionais em Design de Moda, assim como a jovens Designers que tenham concluído recentemente a sua formação e estejam a iniciar as suas marcas em Portugal, o SANGUE NOVO regressa com um compromisso inabalável: dar espaço a novas vozes, instigando a atenção, a perícia técnica e a identidade, e criando um ambiente onde a transparência faça florescer outras narrativas.

 

ied 2025

Prémio ModaLisboa x IED - Istituto Europeo di Design

- Participação num Master's Program em Fashion Design no IED Roma (1 ano, com início em novembro de 2026), no valor de 19.400 euros, ou Fashion Marketing no IED Milano (1 ano, com início em novembro de 2026), no valor de 20.300 euros;
- Bolsa de 4.000 euros.

burel factory

Prémio ModaLisboa x Burel Factory

- Residência criativa de 1 mês na Burel Factory. A pessoa premiada beneficiará de acompanhamento técnico e criativo da equipa de design da Burel, permitindo o desenvolvimento de peças em materiais da marca e a sua apresentação numa coleção em nome próprio na plataforma Workstation da ModaLisboa – Lisboa Fashion Week;
- Bolsa de 1.000 euros.

showpress award

Prémio ModaLisboa x Showpress

- Assessoria de imprensa e showroom na agência de imprensa e relações públicas, Showpress, durante uma estação.

fabrics4fashion
riopele
miguel flor juri

MIGUEL FLOR

PRESIDENTE DO JÚRI

Miguel Flor é diretor criativo e editor-in-chief da revista Prinçipal ModaPortugal. Designer de Moda de formação, desenvolve projetos de direção criativa, consultoria, curadoria e desenho expositivo na área da Moda, assim como na área do design e das artes plásticas. Trabalha igualmente como fotógrafo, tendo um perfil interdisciplinar que deambula entre a fotografia de arte, a fotografia de Moda e a fotografia industrial. Em 2020, lançou, pela Stolen Books, o livro “Boys Appetite”, que compila as primeiras fotografias da série com o mesmo nome.

joana jorge juri

JOANA JORGE

Joana Jorge é gestora de projetos na ModaLisboa, o que lhe proporciona uma perspetiva global sobre a Moda portuguesa, incentivando o reconhecimento e divulgação da Moda de Autor nacional. Coordena o projeto da Lisboa Fashion Week e acompanha projetos paralelos da Associação ModaLisboa junto de parceiros nacionais e internacionais. Joana tem tido um percurso muito diversificado na área do Design de Moda. Depois de fazer o mestrado no Royal College of Art, em Londres, integrou a equipa de design da marca Alberta Ferretti, em Itália. A sua experiência como designer foi posteriormente complementada com passagens pela Topshop, Betty Jackson, Ana Salazar, e pela marca de acessórios Pelcor.

anastasia bilous

ANASTASIA BILOUS

Anastasia Bilous trabalha em Moda há nove anos. Aos 20 anos, integrou a equipa da revista ELLE Ukraine, como assistente editorial. Posteriormente, assumiu o cargo de coordenadora de Moda e, mais tarde, o de editora de Moda. Paralelamente, trabalhou como stylist de celebridades ucranianas, criando looks para concertos, videoclipes, anúncios publicitários, entre outros. Também foi responsável pelo styling de sessões fotográficas para marcas de Moda, estando o seu trabalho sempre ligado a designers ucranianos. Em 2022, mudou-se para Lisboa e desenvolveu a ideia de trazer a Moda ucraniana para o mercado português. Em março de 2024, apresentou três designers ucranianos num desfile coletivo na ModaLisboa. Mais tarde, em outubro de 2024, juntamente com o seu parceiro, abriu o showroom de marcas ucranianas AJ13, em Lisboa.

federico cina

FEDERICO CINA

Experiências em Nova Iorque e Osaka levaram Federico Cina a fundar a sua marca em 2019. A sua linguagem criativa cruza memória e lugar: a infância na Emília-Romanha, em Itália, o tempo passado em família e um laço profundo com os avós. Com precisão de alfaiataria e sensibilidade narrativa, Federico Cina cria coleções sem género, onde arte, cultura e identidade se fundem. Símbolo do seu percurso, a mala Tortellino celebra o saber-fazer artesanal e o poder evocativo da Moda como meio de expressão livre e consciente.

filipa homem

FILIPA HOMEM

Filipa Homem é Designer de Moda, consultora criativa e docente universitária. Atualmente é Diretora Criativa do Departamento de Moda da Burel Factory, onde lidera projetos que aliam inovação e herança têxtil portuguesa, e colabora também como Consultora Criativa da Zippy. Leciona Projeto na licenciatura em Design de Moda da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, com uma abordagem pedagógica centrada na experimentação, no pensamento têxtil e na expressão criativa individual e colaborativa. Encontra-se atualmente a realizar doutoramento sobre metodologias pedagógicas criativas no ensino superior em Design de Moda. Ao longo do seu percurso internacional, trabalhou como Designer em marcas como Oscar de la Renta, Knot, Boden, Papo d’Anjo e H&M, e colaborou com os estúdios de Alexander McQueen, Gaspard Yurkievich e Hemingway Design.