modalisboa for good 1
MODALISBOA FOR GOOD

ModaLisboa For Good, ModaLisboa

8 Fevereiro '24

FAZER BEM. FAZER O BEM. UM SENTIMENTO GRANDE, EM QUE CABEMOS TODOS. JUSTO, MAS COM UMA PITADINHA DE REBELDIA. AUTOCONFIANÇA E HUMILDADE. AMOR-PRÓPRIO E INSPIRAÇÃO. DEIXAR DE LADO TODO O MEDO. POR OPORTUNIDADES TRANSVERSAIS. INCLUSÃO E EQUIDADE. POR ESCOLHAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS. PELO ACESSO A HISTÓRIAS, A ESPAÇOS. RESPEITO, COMUNIDADE E EMPATIA. UMA VOZ ATIVA NA ARTE DO PENSAR EM COLETIVO. MODA ÉTICA, MODA SUSTENTÁVEL. NOVOS BIOMATERIAIS E PROCESSOS INDUSTRIAIS. DESIGN PENSADO PARA OS OUTROS. UM NEGÓCIO QUE EMPREGA 300 MIL PESSOAS. PROFISSIONALISMO. PREMIAR A CRIATIVIDADE, O TALENTO E O MÉRITO. UM DIÁLOGO ESSENCIAL. A ARTE DE CRIAR ALGO ETERNO. ENCONTRAR BELEZA EM LUGARES DIFERENTES, EM TODOS OS LUGARES. UMA FORMA DE EXPRESSÃO SEM ESPARTILHOS. LIBERDADE. SEMPRE PARA MELHOR. E PARA SEMPRE. FOR GOOD.

A MODALISBOA FOR GOOD, em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa, chega ao Pátio da Galé de 7 a 10 de março de 2024. Uma edição que é representada por 18 nomes escolhidos enquanto símbolos das indústrias criativas, intrinsecamente ligadas às várias comunidades que constroem a ModaLisboa. Todas as suas práticas partilham, além de um ecossistema cultural, uma mensagem: FOR GOOD. Fazer o bem enquanto resposta aos desafios da contemporaneidade, sim, mas também enquanto missão e intenção definitiva— ao Design, à cidade, às pessoas, ao planeta.

Esta será a espinha dorsal de todas as ações da 62ª Lisboa Fashion Week, tendo especial relevância no seu momento inaugural: as FAST TALKS, palco do pensamento e do diálogo entre oradores nacionais e internacionais, que se debruçam sobre oportunidades de crescimento ético e concertado para a Moda. Falar em boas-práticas de futuro é também falar de SANGUE NOVO supported by Seaside e da fase final do concurso que revela, no dia 8 de março, quais dos seis jovens Designers vencerão os prémios ModaLisboa x IED – Istituto Europeo di Design, ModaLisboa x RDD Textiles e ModaLisboa x Showpress. No que toca a calendário, os desfiles e apresentações dos Designers ModaLisboa seguem uma ótica conceptual e performática heterogénea, com uma programação fortalecida pela presença de associações setoriais, parceiros e marcas nacionais, e que reafirma uma visão global sobre a criatividade e a inovação.

Inevitavelmente, FOR GOOD também significa uma consciência ativa do contexto em que a ModaLisboa atua, e esta edição realiza-se no período de eleições legislativas. Assim, a organização encarou como seu dever fazer todos os esforços para alterar as datas do evento, sem sucesso devido à indisponibilidade de espaços na cidade, o calendário internacional em que a Lisboa Fashion Week se insere e o compromisso para com os seus Designers e parceiros. Desta forma, a ModaLisboa está a veicular junto das suas equipas a informação oficial quanto ao processo de voto antecipado em mobilidade, e incentiva todos os visitantes do evento a exercer o seu direito de voto antes de se deslocarem ao Pátio da Galé — porque para ser concretizado, FOR GOOD terá de ser transversal a todas as práticas.

De 7 a 10 de março, esta é a vocalização sistemática dos valores que pautam o trabalho da ModaLisboa: a criação de diálogo, a capacitação da criatividade e a concretização de soluções de futuro para o bem da Indústria de Moda, da Cultura, da cidade e do país.

MODALISBOA FOR GOOD. Fazer bem. Definitivamente.

CAMPANHA:
Conceito: ModaLisboa
Direção Criativa e Fotografia: Pedro Moura Simão
Realização: Justin Amorim assistido por Filipe Bessa Vieira
Styling: Sérgio Onze assistido por Lucas Luz
Cabelo: Helena Vaz Pereira/griffehairstyle assistida por Madalena Costa e Nicole Francisco
Maquilhagem: Antónia Rosa assistida por Frederico Simão, Sandra Alves, Carolina Linda e Joana Lopes com produtos Clarins
Editor: Miguel Ângelo
Som: Alexandre Franco
Música: Rory Pfotenhauer
Produção: Promenade Films

Talentos: Alex D’Alva Teixeira, Ana Salazar, Ana Sofia Martins, André Cabral, Antónia Rosa, Catarina Furtado, Eduarda Abbondanza, Helena Vaz Pereira, Ivan Hunga Garcia, Joana Barrios, Joana Jorge, Joana Ribeiro, Luís Pereira, Manuela Kriola, Miguel Flor, Paulo Gonçalves, Ricardo Costa, Rosário Mello e Castro

Agradecimentos: Bárbara Atanásio, Béhen, Çal Pfungst, Carlos Gil, Filipe Cerejo, Ivan Hunga Garcia, Lidija Kolovrat, Luís Carvalho, Miguel Flor, Nuno Baltazar. Sebastião Vences e Moove Studio.

RELACIONADAS