modalisboa singular
MODALISBOA SINGULAR COMEÇA HOJE

ModaLisboa Singular

10 Outubro '24

A MODALISBOA SINGULAR começa hoje, em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa. A 63ª edição da Lisboa Fashion Week foi desenhada para celebrar a relação entre a capital e a Semana de Moda, produto de uma cidade efervescente, transformada e transformadora, brilhante e intercultural. Foi desenhada para ser SINGULAR. Para ter na sua passerelle o melhor do design e o melhor da produção ética e responsável.

A programação desta edição começa às 17h00, no recém-inaugurado MUDE – Museu do Design, com o momento nobre de pensamento: as FAST TALKS. As conferências da MODALISBOA SINGULAR debruçam-se sobre a transversalidade da tecnologia na prática de Moda, bem como o papel das Indústrias Criativas na regeneração social, na redefinição de identidade e na visão estratégica de uma cidade. A moderação estará a cargo de Rui Maria Pêgo.

Logo após as conversas, e também no MUDE, inaugura a exposição beat by be@t onde são revelados os resultados da segunda edição do programa de inovação em sustentabilidade para a Indústria Têxtil e de Moda liderado pelo CITEVE e BCSD Portugal. Patente até 13 de outubro, com entrada livre, a mostra dá a conhecer quatro projetos têxteis circulares e inovadores desenvolvidos por equipas compostas por Designers de Moda e pequenas e médias empresas.

Às 21h00, na Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA) inaugura a exposição WORKSTATION NEW MEDIA, organizada pela Associação ModaLisboa com o apoio da República Portuguesa — Cultura / Direção Geral das Artes e com curadoria ZABRA, que explora as interseções entre Arte Digital, Novos Media e Moda. Além do trabalho dos artistas convidados ­— Carincur, João Pedro Fonseca, Gonçalo Guiomar; Rodrigo Gomes; Tupac Martir — são apresentados os 3 projetos selecionados do Open Call ­— Camila Mila; Empório Aragão, Soft’Wear ­— e que estão em competição pelo prémio desta segunda edição da Workstation New Media. A entrada é livre.

Amanhã, 11 de outubro, o dia começa também na SNBA, às 17h00, com a Masterclass Workstation New Media e depois avança para a estreia do concurso SANGUE NOVO supported by Seaside no MUDE – Museu do Design, às 18h00. O concurso de Jovens Designers inaugura o calendário de desfiles da MODALISBOA SINGULAR com dez coleções — confecionadas com o apoio da Calvelex/Fabrics4Fashion, RDD Textiles e Riopele — que contextualizam as novas práticas de Moda contemporâneas. No fim do desfile, serão anunciados os cinco finalistas do SANGUE NOVO supported by Seaside que passam à segunda fase do concurso e, em março de 2025, competem pelos prémios ModaLisboa x IED – Istituto Europeo di Design e ModaLisboa x RDD Textiles.

Às 20h00, João Magalhães inaugura o seu espaço cultural, COMETA 10, e de seguida Constança Entrudo apresenta a sua nova coleção na sala LISA. O dia termina no Palácio Chiado, com a estreia de TODAS AS CARTAS DE AMOR SÃO RIDÍCULAS, uma exposição-concerto com direção artística de João Telmo. A exposição, de entrada livre, estará patente até 13 de outubro.

No sábado, dia 12, a primeira apresentação será a da Portuguese Soul by APICCAPS, na HAVAS Village, que mostra como cada sapato de couro vive uma história singular, moldada por mãos que carregam o saber de gerações. Depois, regressamos à Sala do Risco do Pátio da Galé, para uma programação de desfiles, happenings e lançamentos que falam, também eles, em singularidade. Desde os Designers mais mediáticos e consagrados aos criativos mais jovens, como Mestre Studio, Çal Pfungst e Bárbara Atanásio, que integraram a última edição do concurso Sangue Novo e juntam-se agora a ARNDES na plataforma Workstation.

Outra das novidades desta edição da Lisboa Fashion Week é o desfile GREEN CIRCLE X be@t powered by CITEVE (12 outubro, 19h00), um projeto que reúne e materializa as inovações tecnológicas da Indústria Têxtil ao serviço da produção responsável e da economia circular.

Os desfiles são complementados com ações paralelas imersivas e experienciais de forma a criar momentos de interação entre os vários públicos da Lisboa Fashion Week. A instalação MODAPORTUGAL CIRCULAR by CENIT ganha um novo destaque nesta edição: um objeto artístico e tecnológico na Praça do Comércio, que intercala a sua programação entre o livestreaming dos desfiles do Pátio da Galé e conteúdos que refletem o caminho que a Indústria nacional de Têxtil e de Vestuário está a percorrer para se tornar numa indústria mais circular e sustentável.

No domingo, dia 13, às 18h30, a sala CLUB da MODALISBOA SINGULAR será palco da apresentação do AEG Fashion Challenge, um projeto de Moda direcionado para Designers e criativos que visa consciencializar para a importância de dar nova vida a peças de roupa já usadas.

Com uma diversidade de conteúdos desenhados para mobilizar a comunidade criativa, a MODALISBOA SINGULAR é o reflexo da interseção entre a Moda, a cidade e todas as suas esferas culturais.

Os desfiles de sábado e domingo são transmitidos em livestream em ModaLisboa.pt, assim como no Instagram e Facebook da Lisboa Fashion Week.

Veja o programa completo da MODALISBOA SINGULAR, AQUI.

RELACIONADAS