
ModaLisboa Capital
A MODALISBOA CAPITAL, em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa, apresenta um calendário de Apresentações de Moda que espelha a diversidade do seu CAPITAL criativo.
Criativo, sim, por motivos claros, mas os desfiles da Lisboa Fashion Week também se continuam a posicionar enquanto CAPITAL cultural, porque cada coleção acrescenta uma perspetiva nova sobre o sistema contemporâneo em que operamos. E é por causa da multiplicidade de visões, vozes e estéticas — unidas pela abordagem responsável e consciente à produção — que o ecossistema da Moda nacional continua a prosperar.
Nesta edição, a base das apresentações continua a ser o Pátio da Galé, entre 7 e 9 de março. Aqui, o programa começa com a segunda fase do concurso SANGUE NOVO supported by Seaside e continua a valorização dos jovens talentos com a WORKSTATION — Inês Barreto, uma das vencedoras do SANGUE NOVO em 2023, concluiu o mestrado em Fashion Design no IED Milano e junta-se agora a Mestre Studio, Bárbara Atanásio e ARNDES — e com o IED Graduate Fashion Show. Sob o tema Nostalgia for the Future, o IED Istituto Europeo di Design traz a Lisboa uma seleção de seis coleções dos seus campus, em Itália e Espanha, para refletir sobre a saudade de momentos que só existem na imaginação. A passerelle da Sala do Risco será ainda casa dos mais consagrados nomes do design nacional, com o regresso de Alves/Gonçalves ao lado de Carlos Gil, Luís Onofre, Kolovrat, Luís Buchinho, Ricardo Andrez, Luís Carvalho, Nuno Baltazar, Valentim Quaresma, DuarteHajime, Gonçalo Peixoto e Dino Alves.
Mas não é só: a MODALISBOA CAPITAL conta ainda com duas apresentações de Moda off-location. No dia 7 de março, Constança Entrudo chega à Sala Estúdio do CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian para apresentar a sua coleção outono/inverno 2026, Second Best (mais informação sobre a coleção, aqui). Das 17H às 18H, a apresentação será de entrada livre mediante levantamento de bilhete, no próprio dia, na bilheteira do CAM (a partir das 15H e com um limite de dois bilhetes por pessoa). Devido à lotação do espaço, o evento será dividido em três slots de 20 minutos, com entradas às 17H, 17H20 e 17H40. A loja do CAM estará aberta durante toda a apresentação, com peças de Constança Entrudo e de outros Designers ModaLisboa, como Valentim Quaresma e Dino Alves. A partir das 18H, a apresentação será reservada a convidados e imprensa. E no domingo, 9 de março, a Portuguese Soul by APICCAPS estreia-se no MUDE – Museu do Design, com um happening que consolida a reflexão sobre o cruzamento entre design, saber-fazer e produção responsável.
CAPITAL criativo, CAPITAL cultural… Se nos falta falar do CAPITAL económico? Sim, deixámos para o fim esta que é a materialização da criatividade, mas que é essencial para a sua permanência, e confirmamos mais uma edição da Pop-up Store de Designers e marcas nacionais, no Locke de Santa Joana: uma loja temporária que incentiva a compra responsável de produtos de design para que possamos continuar a valorizar o nosso CAPITAL humano. A inauguração é já no dia 26 de fevereiro, e mais informações, incluindo Designers participantes, serão divulgadas muito em breve.
RELACIONADAS
MODALISBOA CAPITAL | POP-UP STORE
A pop-up store de design da Lisboa Fashion Week regressa ao Locke de Santa Joana de 26 de fevereiro a 3 de março.
MODALISBOA CAPITAL | SANGUE NOVO SUPPORTED BY SEASIDE
As cinco coleções finalistas do concurso SANGUE NOVO supported by Seaside são a materialização mais pura, experimental e inovadora do nosso CAPITAL.
MODALISBOA CAPITAL NO CAM
No dia 7 de março, a Lisboa Fashion Week chega ao CAM - Centro de Arte Moderna Gulbenkian com uma programação multidisciplinar.
MODALISBOA CAPITAL
MODALISBOA CAPITAL é uma edição que questiona, provoca e desafia por saber o seu valor. O seu capital.