Exposições, Moda
Uma exposição de chapéus Dior e outra sobre a presença da casa francesa de Alta-Costura na imprensa feminina portuguesa marcam a reabertura do Museu da Chapelaria, em São João da Madeira. As mostras estão patentes ao público até 20 de abril.
A exposição de chapéus da Maison Dior, organizada em parceria com o Museu Christian Dior de Granville, procura demonstrar as razões pelas quais Christian Dior (1905-1957) considerava esse acessório “a quintessência da feminilidade”. A mostra reúne 15 chapéus desenhados pelo criador francês, propondo uma reflexão sobre a importância deste acessório não só como elemento essencial do estilo Dior e da Alta-Costura, mas também como símbolo histórico e social de determinada época e geografia.
A segunda exposição foca a presença da Maison Dior na imprensa feminina portuguesa, com base numa pesquisa inédita do próprio Museu da Chapelaria a três revistas femininas de referência da época — Eva; Modas & Bordados. Vida Feminina; e Voga — e analisa o impacto do ‘New Look’ de Christian Dior na elite da sociedade portuguesa entre 1947 e 1957.
A exposição destaca também o lançamento, em 1954, de “O Pequeno Dicionário de Moda” — onde Christian Dior revelava segredos de estilo e aconselhava “o que vestir, como andar com graça ou que tipo de chapéu usar em diferentes ocasiões” — e recorda eventos como a conferência que o criador francês deu em 1955 na Sorbonne, onde foi o primeiro criador a filosofar sobre a Estética da Moda, em 700 anos de história dessa universidade.
O Museu da Chapelaria reabriu no dia 25 de janeiro, após seis meses de obras de requalificação. Além da integração de mais chapéus na coleção permanente, a renovação trouxe novidades como a inclusão de conteúdos em inglês e braille, e a implementação de condições técnicas para que, no futuro, possam ser adicionadas audiodescrições aos diversos conteúdos do percurso, através de equipamento multimédia, com o objetivo de tornar as visitas mais acessíveis e interativas.
“Os conteúdos interpretativos também ficaram com uma linguagem mais clara e acessível, e com códigos QR que permitem visualizar imagens da fábrica que funcionou no edifício do Museu até aos anos 1990”, explicou Tânia Reis, diretora do Museu da Chapelaria, à Lusa.
“A dimensão patrimonial e humana da indústria da chapelaria está potenciada através da apresentação de fotografias de várias épocas de laboração da fábrica e a narrativa que antes o público só ficava a conhecer numa visita guiada está agora disponível de forma autónoma, com linguagem clara e acessível.”
Mais informações sobre o museu, aqui.
RELACIONADAS
VALENTIM QUARESMA INTEGRA EXPOSIÇÃO “UNDERCOVER | PROJECT ONE”
"Undercover | Project One" está patente de 12 a 30 de dezembro, na Galeria Espaço Exibicionista, em Lisboa.
FILIGRANA E CIÊNCIA CRUZAM-SE NA NOVA EXPOSIÇÃO DE OLGA NORONHA
Inaugura a 13 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Matosinhos, a exposição BioFiligrana, coordenada pela artista e Designer Olga Noronha.
EXPOSIÇÃO: A DOIS PASSOS DO FUTURO
Até 25 de janeiro, a transição sustentável do calçado nacional está no MUDE.
“CARIÁTIDE N.02” DE IVAN HUNGA GARCIA EM EXIBIÇÃO NA BARBICAN ART GALLERY
O Designer português Ivan Hunga Garcia é um dos nomes em destaque na exposição "Dirty Looks: Desire and Decay in Fashion".
MODALISBOA LANÇA WORKSTATION DESIGN SUPPORTED BY JEAN LOUIS DAVID
A plataforma de Designers emergentes da ModaLisboa regressa mais robusta, com uma reestruturação que lhe permite capacitar e distinguir a consistência das novas vozes da Moda nacional.
IVAN HUNGA GARCIA APRESENTA “F.A.U.X. — FETISH AMULETS UNDER X”
No dia 27 de junho, inaugura no espaço Saco Azul / Maus Hábitos, a primeira exposição individual de Ivan Hunga Garcia fora do circuito performativo da Moda.
MUDE – MUSEU DO DESIGN APRESENTA EXPOSIÇÃO “VIVIENNE WESTWOOD: O SALTO DA TIGRESA”
Entre 7 de junho e 12 de outubro, o MUDE apresenta uma exposição de homenagem à icónica criadora de Moda britânica que revolucionou a Moda contemporânea.
FÁBRICA DA CRIATIVIDADE APRESENTA EXPOSIÇÃO “2112: RAW” DE DUARTE JORGE
A Fábrica da Criatividade apresenta a exposição “2112: Raw”, do jovem designer Duarte Jorge, vencedor do concurso Sangue Novo.
VALENTIM QUARESMA APRESENTA “RELOAD”
A nova exposição a solo de Valentim Quaresma, “Reload”, inaugura esta sexta-feira, 21 de março, às 19h00, na Galeria Espaço Exibicionista.
AMMA GALLERY APRESENTA PROJETO (RE)VESTE, TECENDO TRANSFORMAÇÃO
Inaugura a 12 de dezembro, na AMMA Fashion Design Gallery, em Matosinhos, a exposição do projeto (re)veste, Tecendo Transformação.