portuguese soul carminho
CARMINHO PROTAGONIZA NOVA CAPA DA PORTUGUESE SOUL

Apiccaps

13 Dezembro '23

Carminho, a grande voz do Fado, é a protagonista da nova edição da revista Portuguese Soul, inteiramente dedicada ao Legado.

Fado, uma música portuguesa que é do mundo. Na sua essência, canta o sentimento, os desgostos de amor, a saudade de alguém que partiu, o quotidiano, as conquistas.

Todos os portugueses sentem o Fado. É algo inato, que nasce connosco. A edição de dezembro da Portuguese Soul explora “esta ligação quase inexplicável que nos faz sentir o Fado como uma segunda pele que habitamos. E se Amália Rodrigues foi um dos nomes incontornáveis deste género musical tão nosso, a geração que se seguiu não deixa margens para dúvidas de que o seu legado está completamente assegurado”.

Carminho é uma das vozes desta geração, que olha para o Fado com um novo olhar. Filha da conceituada fadista Teresa Siqueira, nasceu no meio das guitarras e das vozes do Fado. Estreou-se a cantar em público aos doze anos, no Coliseu. O seu primeiro disco, intitulado “Fado” foi editado em 2009 e tornou-se num dos mais aclamados álbuns do ano e da década. Em 2013, afirma-se como uma das artistas portuguesas com maior projeção internacional, levando a sua voz aos quatro cantos do mundo. Carminho é a voz que entoa nos nossos sentidos, nos envolve e nos faz voltar a apaixonar, todos os dias, pelo Fado.

A fadista fez parte do mais recente filme de Yorgos Lanthimos, “Poor Things”, interpretando o tema “O Quarto”. Numa entrevista à Portuguesa Soul, conduzida por Cláudia Pinto, com fotografia de Frederico Martins e styling de Cláudia Barros, Carminho sublinha que “o realizador escolheu Lisboa, o Fado e a língua portuguesa para comunicar e para criar. Vê que este lugar é exótico e especial. Foi naturalmente importante para mim, para o Fado e para Portugal. Devo muito à língua portuguesa”.

A edição de dezembro da Portuguese Soul será distribuída nas próximas semanas em mais de 120 países, retomando “a procura pelas nossas raízes, pela nossa própria essência, pelo nosso legado”.

“Da moda à arquitetura, da literatura à gastronomia, passando por múltiplos outros quadrantes da nossa portugalidade, a génese da nossa cultura resulta de uma multiplicidade de influências variadas. Identificá-las ajuda, desde logo, a melhor compreender a história de um país com oito séculos de existência e que um dia, há cinco séculos, ousou, agigantou-se e, desse modo, reconfigurou a ideia do mundo”.

Leia a entrevista completa a Carminho, aqui.

RELACIONADAS