PORTUGUESE SOUL VOLTA À RTP2 COM NOVA TEMPORADA

Apiccaps, Portuguese Shoes, Moda

24 Maio '23

A segunda temporada da série documental Portuguese Soul estreia na RTP2, no próximo domingo, 28 de maio, às 18h00, com apresentação de Gisela João.

O que compõe o tecido de um material? E o que compõe o tecido social de um material? Com que linhas se entrelaçam? Portuguese Soul procura responder a todas essas questões. Em cada episódio da série documental da Apiccaps e da RTP2 será explorada a substância e o saber-fazer de um material. O linho, a borracha, o cânhamo, a camurça, o vime, o junco, as algas, as plantas tintureiras, a seda. Os materiais podem ser os temas, mas Gisela João aprofunda esta viagem de descoberta para contar as histórias das pessoas que dão corpo à Moda.

“Portuguese Soul é uma das coisas mais interessantes que fiz até hoje. O prazer que me dá em passar conhecimento é iluminador. Gosto de pensar que damos a conhecer as mãos e os rostos por trás da indústria, fazendo assim que tenhamos todos mais consciência no impacto das nossas escolhas diárias. O Portuguese Soul é por todos e não só por um, e isso é bonito de se fazer”, afirma Gisela João.

Para Teresa Paixão, diretora de programas da RTP2, “a 2, como qualquer pessoa, também anda à procura do sapato perdido. Portuguese Soul é o nosso sapato encontrado. A Gisela João já pertence ao património do país e da 2”. “O que melhor se faz em Portugal, na nossa indústria, é sempre bem-vindo a um canal que não é de luxo, justamente porque leva o luxo a toda a gente”.

Com o apoio do PRR, no âmbito do projeto Bioshoes4all, Portuguese Soul será um retrato da alma do nosso saber-fazer. A apresentação oficial do programa decorrerá nesta sexta-feira, no Cinema Batalha, no Porto.

 

 

RELACIONADAS