UMA SESSÃO DE CINEMA E UMA CONVERSA COM EDUARDA ABBONDANZA SOBRE O FILME DEDICADO A VIVIENNE WESTWOOD

Moda

5 Fevereiro '24

Todos os meses, a Associação Cultural, Zero em Comportamento, apresenta “O Filme do Mês”, em 4 salas de Lisboa. Em fevereiro é exibido o documentário “Westwood – Punk, Ícone, Ativista”, de Lorna Tucker, que celebra a vida da icónica criadora de Moda britânica, Vivienne Westwood, que nos deixou em dezembro de 2022. A primeira sessão realiza-se na Biblioteca de Marvila, no próximo dia 8 fevereiro, às 21h00, e será seguida de uma conversa informal com a presidente da Associação ModaLisboa, Eduarda Abbondanza.

O Filme do Mês é um projeto de exibição alternativo ao cinema comercial que a Zero em Comportamento implementou para um público adulto, com filmes de grande qualidade artística, sobre temas que vão desde Figuras Icónicas à Política, Economia, Direitos Humanos ou Ecologia. Cada filme é exibido em 4 sessões únicas na Biblioteca de Marvila, no Cinema City Alvalade, no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro (em Telheiras) e na Biblioteca de Alcântara.

O filme de fevereiro, “Westwood – Punk, Ícone, Ativista” (2018), da realizadora britânica Lorna Tucker, celebra a vida da rainha do Punk e da Moda, Vivienne Westwood. A sua luta pelo sucesso, a sua arte, o seu ativismo, a sua importância cultural. Com imagens de arquivo icónicas e novas filmagens, a história é contada nas palavras da própria Vivienne Westwood e através de entrevistas com familiares, amigos e colaboradores.

Foi na década de 1970, ao lado de Malcom McLaren — empresário e manager da icónica banda punk rock, Sex Pistols — que o talento criativo de Vivienne Westwood começou a evidenciar-se. A loja que o casal abriu no número 430 da King’s Road, em Londres, que vendia discos, roupa e outros artigos revivalistas da época de Elvis Presley, foi o ponto de partida para uma importante trajetória no mundo da Moda. Em 1976, Vivienne Westwood vestiu a banda Sex Pistols e tornou-se conhecida pela democratização da estética punk na Moda.

Ao longo dos quarenta anos que se seguiram, Vivienne Westwood afirmou-se como um ícone cultural da Moda britânica e como um fenómeno global. Com um estilo irreverente, ousado e simultaneamente elegante, abriu lojas nas grandes capitais da Moda, Paris e Nova Iorque. Destacou-se também como ativista, utilizando os seus desfiles para apelar ao consumo consciente e para chamar a atenção para questões políticas como as mudanças climáticas.

“Westwood – Punk, Ícone, Ativista” transcende o formato padrão de um filme de Moda, para se tornar num retrato íntimo e inspirador da icónica criadora britânica falecida em dezembro de 2022.

“Westwood – Punk, Ícone, Ativista” | 4 Sessões:

Biblioteca de Marvila: 8 fevereiro, às 21h. Sessão seguida de conversa com Eduarda Abbondanza
Cinema City Alvalade: 20 fevereiro, às 21h45
Auditório Biblioteca Orlando Ribeiro (Telheiras): 23 fevereiro, às 21h
Biblioteca de Alcântara: 24 fevereiro, às 18h

Mais informações, aqui.

RELACIONADAS