DESIGN, SUSTENTABILIDADE, INDÚSTRIA: MODALISBOA É PARCEIRA DO BEAT BY BE@T

ModaLisboa, Moda, Sustentabilidade

17 Fevereiro '23

beat by be@t é um programa regenerador da Indústria de Moda nacional, que surge para ampliar a criação de sinergias entre criativos e produção inovadora. O seu objetivo é capacitar estes dois polos de atividade para operações de Sustentabilidade e Circularidade através da cooperação concertada, de forma a atingir as metas do Acordo de Paris sobre o clima, bem como do Pacto Ecológico Europeu.

Integrado no projeto-maior be@t – Bioeconomia na indústria têxtil, liderado pelo CITEVE e do qual o BCSD Portugal faz parte, o beat by be@t compreende duas fases de ação: Ideação e Aceleração (todas as informações sobre o programa, aqui). A Associação ModaLisboa, parceira do programa, assume um papel de agregação de talento e de catalisador do desenvolvimento de um futuro sólido, justo e responsável para o Design de Moda nacional, com vista a uma prática crescente de colaboração entre os vários atores da inovação.

A primeira iniciativa tem início com a convocatória da comunidade criativa para a submissão de candidaturas. Designers (de Moda, têxtil ou produto), engenheiros têxteis e micro-marcas nacionais deverão inscrever-se, até 31 de março, neste formulário.
Os selecionados participarão numa de duas sessões de Ideação, tendo como anfitriãs empresas têxteis parceiras do programa: Riopele e Tintex Textiles. Estas empresas lançarão um desafio aos participantes, que terão dois dias e meio para apresentar uma solução criativa e concreta — os desafios já estão expostos aqui. Serão selecionados cinco projetos vencedores, que participarão na segunda fase do programa: a Aceleração.

A cada um dos cinco Designers juntar-se-á uma PME e, durante cinco meses, as equipas terão acesso a formação, mentoria e workshops personalizados que os capacitem para a criação de projetos-piloto, assentes na Sustentabilidade e Circularidade.

Os projetos finais serão apresentados na edição de outubro de 2023 da Lisboa Fashion Week, momento no qual será anunciado o grande vencedor da primeira edição do beat by be@t. O prémio inclui a possibilidade de comercializar o projeto num ponto de venda internacional, acesso a consultoria especializada, formações e eventos exclusivos da edição de 2024 do beat by be@t, bem como a presença em comitivas portuguesas que participem em ações e feiras internacionais.

O lançamento do programa beat by be@t foi celebrado ontem, 16 de fevereiro, no Modtissimo. Para este evento, o BCSD Portugal juntou parceiros do consórcio be@t, indústria, Designers e imprensa, bem como João Wengorovius Meneses (secretário-geral do BCSD), Muchaneta ten Napel (diretora da Shape Innovate e professora convidada do London College of Fashion, University of the Arts de Londres), Eduarda Abbondanza (Presidente da ModaLisboa) e Mónica Neto (Diretora do Portugal Fashion), para falar sobre a importância da inovação na Indústria de Moda.

beat by be@t é um programa integrado no projeto be@t. Liderado pelo CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal) reúne um consórcio de 54 entidades, entre empresas, universidades, centros tecnológicos e outras entidades. Juntas, estão a desenvolver novas matérias-primas em alternativa às de origem fóssil, novas tecnologias e equipamento de fabrico e processamento, promovendo a circularidade e reutilização de fibras e resíduos. Ao mesmo tempo, pretendem capacitar e envolver a sociedade numa real sensibilização e firme mudança de padrão, a começar pelas indústrias têxtil e da moda, das mais poluentes no planeta.
O projeto, que tem a duração de três anos e conclusão prevista para dezembro de 2025, é apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o que significa um investimento de 138 milhões de euros na bioeconomia sustentável portuguesa, para uma mudança de paradigma no setor têxtil.
Mais informações, aqui.

 

Lançamento programa beat by be@t

RELACIONADAS