DESIGNER PORTUGUÊS ENTRE OS FINALISTAS DA PRIMEIRA AI FASHION WEEK

Moda

16 Maio '23

O Designer português, José Sobral, diretor criativo da marca Paatiff, é um dos 10 finalistas da primeira semana de moda de inteligência artificial, AI Fashion Week.

A primeira AI Fashion Week, organizada pelo estúdio criativo, Maison Meta, realizou-se de 20 a 21 de abril, no Spring Studios, em Nova Iorque, e apresentou coleções de Designers de Moda emergentes que trabalham com inteligência artificial. Com o apoio da agência de comunicação Spring Studios e do Revolve Group, o evento visa promover a inteligência artificial como uma ferramenta importante para o Design de Moda, apoiando novos Designers que utilizam esta tecnologia para criar projetos verdadeiramente únicos. Apesar do nome e das imagens de passerelle divulgadas, a AI Fashion Week não foi realmente uma semana de moda, mas sim um concurso. O público pôde participar e votar na sua coleção preferida através do website da AI Fashion Week. As 10 coleções mais votadas serão agora avaliadas por um júri composto por especialistas da indústria de Moda, que selecionará três vencedores. As suas coleções serão produzidas e vendidas — ­ já como peças reais e físicas — na loja online da Revolve.

Entre os 10 finalistas, está o português José Sobral. Formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, José Sobral é o diretor criativo da marca Paatiff e mostrou propostas futurísticas, com texturas inusitadas, criadas através das ferramentas de design Midjourney e Stable Diffusion. A sua coleção, intitulada “Futuristic Old Soul”, inspira-se em peças tradicionais e arquetípicas do vestuário masculino e feminino, que a marca procurou revisitar e dar um twist futurista, aproveitando, para isso, a presença das transparências e dos acabamentos plásticos. Acabamentos que, segundo o Designer, resultam da utilização de novos materiais de vanguarda, que aliam os princípios da sustentabilidade ao brilho do plástico e a respirabilidade de fibras como o Gore-Tex.

“Futuristic Old Soul” mostra o foco da Paatiff na sustentabilidade, bem como o seu compromisso em explorar as possibilidades da inteligência artificial ​​na indústria têxtil e de Moda. Descrita como uma “marca jovem e futurista com uma alma antiga”, Paatiff pretende unir arte e tecnologia de uma forma única.

 

Futuristic Old Soul

RELACIONADAS