JÁ SÃO CONHECIDOS OS VENCEDORES DO PROGRAMA DE IDEAÇÃO BEAT BY BE@T

ModaLisboa, Moda, Sustentabilidade

15 Maio '23

Os vencedores do programa de ideação beat by be@t já foram divulgados. Cinco designers e dois investigadores juntam-se, agora, a seis PME para participar no programa de aceleração e desenvolver projetos têxteis sustentáveis e circulares, que serão apresentados na próxima edição da ModaLisboa.

beat by be@t é um projeto do BCSD Portugal e do CITEVE composto por um programa de ideação e um programa de aceleração, que pretende estimular modelos de negócio sustentáveis através de inovação colaborativa entre designers e empresas. A Associação ModaLisboa, parceira do programa, assume um papel de agregação de talento e de catalisador do desenvolvimento de um futuro sólido, justo e responsável para o Design de Moda nacional.

A primeira fase do projeto – beat by be@t ideação — decorreu em abril e contemplou ações de formação e mentoria, com o envolvimento das empresas têxteis Riopele e Tintex Textiles, e de Eduarda Abbondanza, presidente da Associação ModaLisboa. Dos 21 candidatos selecionados, entre designers de Moda, empreendedores e engenheiros têxteis, foram premiados os que mais se destacaram com soluções circulares e inovadoras baseadas nos princípios da eco engenharia e do eco design.

Os designers Carla Pontes, Diana Lopes, Manel Baer, Marta Neto e Paula Tomazi e os investigadores Laís Kohan e Ivis Aguiar juntam-se, agora, a seis PMEs — Bloomati by Carvema, Empresa Têxtil Nortenha, FILASA, Lurdes Sampaio SA, TMR Fashion Clothing e Trotinete Lda — e passam à segunda fase do projeto, beat by be@t aceleração, que inclui formação, mentoria e workshops personalizados. O objetivo é a criação de projetos-piloto, assentes na Sustentabilidade e Circularidade, que serão apresentados na próxima edição da ModaLisboa, em outubro de 2023, momento no qual será anunciado o grande vencedor da primeira edição do beat by be@t.

O prémio inclui a possibilidade de comercializar o projeto num ponto de venda internacional, acesso a consultoria especializada, formações e eventos exclusivos da edição de 2024 do beat by be@t, bem como a presença em comitivas portuguesas que participem em ações e feiras internacionais.

Mais informações sobre o projeto, AQUI.

RELACIONADAS