NOVA INICIATIVA DA APICCAPS QUER ATRAIR UMA NOVA GERAÇÃO DE TALENTO

Apiccaps, Portuguese Shoes

12 Maio '23

Para tentar ultrapassar a falta de mão-de-obra qualificada que ameaça o futuro da indústria portuguesa de calçado nos próximos anos, a APICCAPS lança a iniciativa “Roteiro do Conhecimento”, direcionada a alunos do primeiro ao terceiro ciclos, que visa atrair uma nova geração de talento para as empresas.

Até 2030 estima-se que a indústria europeia de Moda vá necessitar de 500 mil novos colaboradores. Os dados são da Comissão Europeia e afetarão especialmente países como Espanha, França, Itália e Portugal. Consciente desta realidade, a indústria portuguesa do calçado — que prevê precisar de 7500 novos trabalhadores até ao final da década — lança, através da APICCAPS, um projeto ambicioso que visa sensibilizar os jovens alunos para o potencial e novas áreas de trabalho na indústria.

O “Roteiro do Conhecimento”, a desenvolver nos próximos três anos, vai promover uma série de iniciativas pedagógicas em 86 escolas de Felgueiras, Guimarães, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e S. João da Madeira. Numa primeira fase, as iniciativas dirigem-se aos alunos do 1º ciclo e visam “divulgar o potencial da indústria do calçado”, “valorizar o território e atividades locais” e “potenciar a indústria local”. A partir de setembro, serão incluídos também os alunos do 2º e 3º ciclo.

Este projeto enquadra-se no Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030 que pretende transformar a indústria de calçado na “referência internacional e reforçar as exportações portuguesas, aliando virtuosamente a sofisticação e criatividade com a eficiência produtiva, assente no desenvolvimento tecnológico e na gestão da cadeia internacional de valor, assim garantindo o futuro de uma base produtiva nacional, sustentável e altamente competitiva”, lê-se no comunicado da APICCAPS.

“Continua a existir na sociedade um conjunto de estereótipos relacionados com os setores industriais que importa desmistificar. Ainda que não seja um problema exclusivamente português, há um trabalho de proximidade a desenvolver”, adianta a APICCAPS, sublinhando que “as autarquias das zonas de forte concentração da indústria de calçado serão autênticas parceiras deste Roteiro do Conhecimento e desempenharão um papel de grande relevância no desenvolvimento da programação pedagógica”.

Para além do desenvolvimento de iniciativas em ambiente escolar e junto dos centros de formação, serão promovidas também ações de rua e uma campanha em ambientes digitais mais próximos dos alunos”. Complementarmente, a APICCAPS promoverá uma colaboração mais estreita com os stakeholders e aprofundará, com o Centro Tecnológico do Calçado, o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas mais amigáveis e capazes de atrair as gerações do futuro.

FOTO: Diogo Coelho

 

 

RELACIONADAS