VALENTIM QUARESMA INTEGRA EXPOSIÇÃO DO NOVO MUSEU ITS ARCADEMY

Exposições, Moda, Arte

18 Abril '23

ITS Arcademy – Museum of Art in Fashion, o primeiro museu de Moda contemporânea em Itália, abre hoje as portas em Trieste. Valentim Quaresma é um dos designers representados na exposição inaugural, intitulada “20 Years of Contemporary Fashion Evolution”, que reúne Moda, Acessórios, Joalharia e Fotografias da autoria de alguns dos mais talentosos designers e criativos de todo o mundo, vencedores do concurso internacional de talentos, ITS Contest, nos últimos 20 anos.

“20 Years of Contemporary Fashion Evolution” espelha “a mais alta expressão da criatividade contemporânea”, afirma o renomado historiador de moda e curador da exposição, Olivier Saillard. A raridade e o valor artístico das obras expostas resultam do facto dessas criações – reunidas ao longo de duas décadas através do ITS Contest – serem um vislumbre das origens criativas dos seus autores, anteriores à atividade comercial.

Valentim Quaresma é o único designer português representado na exposição, com um colar singular feito com centenas de alfinetes, que lhe valeu o prémio “Accessories collection of the Year” no ITS#7, em Trieste, em 2008. “O upcycling é uma referência e uma das minhas principais fontes de inspiração, dar uma nova alma aos objetos é sempre um desafio gratificante além da sustentabilidade inserida no conceito”, afirma o designer.

Entre os outros notáveis vencedores do ITS Contest, cujas primeiras obras fazem parte da coleção do ITS Arcademy, estão: Matthieu Blazy, diretor criativo da Bottega Veneta; Demna, diretor criativo da Balenciaga; Nicolas Di Felice, diretor artístico da Maison Courrèges; e a promissora dupla, Chopova Lowena.

A exposição está organizada em seis seções, cada uma representando um tema ou corrente artística universal que transcende a origem geográfica ou o ano de criação das obras: Expressionists, Neo Futurists, Lyrical Abstractions, Art Brut, Free Figuration, Self-Portrait.

“20 Years of Contemporary Fashion Evolution” estará patente ao público até 4 de fevereiro de 2024, na Via della Cassa di Risparmio 10, em Trieste.

RELACIONADAS