ModaLisboa, Moda, Sustentabilidade
beat by be@t é um programa regenerador da Indústria de Moda nacional, que surge para ampliar a criação de sinergias entre criativos e produção inovadora. O seu objetivo é capacitar estes dois polos de atividade para operações de Sustentabilidade e Circularidade através da cooperação concertada, de forma a atingir as metas do Acordo de Paris sobre o clima, bem como do Pacto Ecológico Europeu.
Integrado no projeto-maior be@t – Bioeconomia na indústria têxtil, liderado pelo CITEVE e do qual o BCSD Portugal faz parte, o beat by be@t compreende duas fases de ação: Ideação e Aceleração (todas as informações sobre o programa, aqui). A Associação ModaLisboa, parceira do programa, assume um papel de agregação de talento e de catalisador do desenvolvimento de um futuro sólido, justo e responsável para o Design de Moda nacional, com vista a uma prática crescente de colaboração entre os vários atores da inovação.
A primeira iniciativa tem início com a convocatória da comunidade criativa para a submissão de candidaturas. Designers (de Moda, têxtil ou produto), engenheiros têxteis e micro-marcas nacionais deverão inscrever-se, até 31 de março, neste formulário.
Os selecionados participarão numa de duas sessões de Ideação, tendo como anfitriãs empresas têxteis parceiras do programa: Riopele e Tintex Textiles. Estas empresas lançarão um desafio aos participantes, que terão dois dias e meio para apresentar uma solução criativa e concreta — os desafios já estão expostos aqui. Serão selecionados cinco projetos vencedores, que participarão na segunda fase do programa: a Aceleração.
A cada um dos cinco Designers juntar-se-á uma PME e, durante cinco meses, as equipas terão acesso a formação, mentoria e workshops personalizados que os capacitem para a criação de projetos-piloto, assentes na Sustentabilidade e Circularidade.
Os projetos finais serão apresentados na edição de outubro de 2023 da Lisboa Fashion Week, momento no qual será anunciado o grande vencedor da primeira edição do beat by be@t. O prémio inclui a possibilidade de comercializar o projeto num ponto de venda internacional, acesso a consultoria especializada, formações e eventos exclusivos da edição de 2024 do beat by be@t, bem como a presença em comitivas portuguesas que participem em ações e feiras internacionais.
O lançamento do programa beat by be@t foi celebrado ontem, 16 de fevereiro, no Modtissimo. Para este evento, o BCSD Portugal juntou parceiros do consórcio be@t, indústria, Designers e imprensa, bem como João Wengorovius Meneses (secretário-geral do BCSD), Muchaneta ten Napel (diretora da Shape Innovate e professora convidada do London College of Fashion, University of the Arts de Londres), Eduarda Abbondanza (Presidente da ModaLisboa) e Mónica Neto (Diretora do Portugal Fashion), para falar sobre a importância da inovação na Indústria de Moda.
O beat by be@t é um programa integrado no projeto be@t. Liderado pelo CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal) reúne um consórcio de 54 entidades, entre empresas, universidades, centros tecnológicos e outras entidades. Juntas, estão a desenvolver novas matérias-primas em alternativa às de origem fóssil, novas tecnologias e equipamento de fabrico e processamento, promovendo a circularidade e reutilização de fibras e resíduos. Ao mesmo tempo, pretendem capacitar e envolver a sociedade numa real sensibilização e firme mudança de padrão, a começar pelas indústrias têxtil e da moda, das mais poluentes no planeta.
O projeto, que tem a duração de três anos e conclusão prevista para dezembro de 2025, é apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o que significa um investimento de 138 milhões de euros na bioeconomia sustentável portuguesa, para uma mudança de paradigma no setor têxtil.
Mais informações, aqui.
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EDUARDA ABBONDANZA DISTINGUIDA COM PRÉMIO DE EXCELÊNCIA DE MODA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DA AMEEA
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MODALISBOA POP-UP STORE
A Pop-up Store de Natal da ModaLisboa regressa a casa: no número 25 da Rua do Arsenal, 12 Designers da Lisboa Fashion Week juntam o produto do seu talento numa loja temporária, criada para aproximar os criativos da comunidade.
PROJETO DE MANEL BAER X LURDES SAMPAIO SA VENCE O PROGRAMA BEAT BY BE@T
A dupla Manel Baer x Lurdes Sampaio SA, com o projeto “A Bloom Amidst Shadows”, venceu a primeira edição do programa de inovação beat by be@t do BCSD Portugal.
JEAN PAUL GAULTIER FASHION FREAK SHOW
O musical Jean Paul Gaultier - Fashion Freak Show é a apoteose de uma mente criativa.
OS MELHORES MOMENTOS DA MODALISBOA À LA CARTE NA RTP1
Na noite desta sexta-feira para sábado, pelas 00h05, a MODALISBOA estará na RTP1.
MODALISBOA À LA CARTE NA RTP2
A partir de hoje e até dia 14 de outubro, entre as 20H20 e as 20H30, estaremos na RTP2, com os programas diários da MODALISBOA À LA CARTE.
JÁ SÃO CONHECIDOS OS FINALISTAS DO SANGUE NOVO SUPPORTED BY SEASIDE
Bárbara Atanásio, Çal Pfungst, Diogo Mestre, Gabriel Bandeira, Isza e Maria do Carmo Studio são os finalistas do concurso SANGUE NOVO supported by Seaside.
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DINO ALVES VENCE GLOBO DE OURO
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MODALISBOA À LA CARTE | LOUNGE
Entre desfiles: o que fazer.
MODALISBOA À LA CARTE | PROGRAMAÇÃO
De 5 a 8 de outubro e em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa, a Associação ModaLisboa recebe no Pátio da Galé a 61ª Lisboa Fashion Week.
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O físico e o metafísico apresentados numa exposição onde inteligência artificial, performance, 3D, som, media interativos e tecnologias emergentes são portais para o que move a sociedade em que vivemos.
SANGUE NOVO | MODALISBOA À LA CARTE
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MODALISBOA À LA CARTE
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