MODALISBOA À LA CARTE COMEÇA HOJE

ModaLisboa À La Carte, ModaLisboa

5 Outubro '23

A 61ª edição da Lisboa Fashion Week começa hoje, em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa, continuando a capacitar e a estimular a Indústria de Moda nacional — da criação conceptual ao consumo consciente.

A Sustentabilidade, o Design e a Inovação são o foco de toda a programação da MODALISBOA À LA CARTE, que inclui desfiles, apresentações, conversas, networking e pitch sessions.

Hoje, começamos com a inauguração da exposição WORKSTATION NEW MEDIA — projeto com o apoio da República Portuguesa — Cultura / Direção Geral das Artes, e curadoria de Miguel Flor — que reúne projetos de inteligência artificial, performance, 3D, som, media interativos e tecnologias emergentes. Com entrada livre, a exposição está patente até 8 de outubro, entre as 12H e as 19H, nas Carpintarias de São Lázaro, e apresenta o trabalho de três artistas convidados — paatiff, Rudolfo Quintas e o coletivo ZABRA — e de cinco finalistas do open call: Extramundus :: João e Sara, Marco Maiato, Mindeformer & Zalda, Ricardo Santos aka Postmodern Bot e S4RA. No dia 8, haverá uma visita guiada pelas obras e uma conversa com todas as pessoas participantes.

As Carpintarias de São Lázaro serão também o palco das FAST TALKS, a partir das 17h00, com dois momentos de reflexão sobre a Indústria de Moda, focados na Inovação, na Tecnologia e Sustentabilidade e na Criação de Marca. Moderadas por Joana Barrios, as FAST TALKS serão transmitidas em livestream nas plataformas digitais ModaLisboa.

Amanhã, 6 de outubro, a nova edição do concurso SANGUE NOVO supported by Seaside tem honras de ser o primeiro prato da carta. Os 10 jovens designers selecionados para a primeira fase do concurso vão apresentar as suas coleções — confecionadas com o apoio da Calvelex/Fabrics4Fashion, a RDD Textiles e a Riopele — e competir por um lugar na grande final. Os 5 finalistas serão anunciados no final do desfile e vão competir, em março de 2024, pelos prémios IED – Instituto Europeo di Design, RDD Textiles e Showpress.

Seguem-se os desfiles de três nomes da plataforma Workstation: Niuka Oliveira, Filipe Cerejo e Arndes. DuarteHajime encerra o primeiro dia de desfiles da MODALISBOA À LA CARTE.

As Especialidades continuam no sábado e domingo: as novas coleções dos Designers nacionais respondem criativamente aos desafios da atualidade, com peças de design fabricadas de forma ética, justa e humana. E são complementadas com ações paralelas imersivas e experienciais — como o lançamento da coleção-cápsula Lion of Porches x paatiff (a mais recente adição à programação da Lisboa Fashion Week, no domingo, 8 de outubro, às 19H), a apresentação Portuguese Soul (APICCAPS) e as exposições MODAPORTUGAL CIRCULAR (CENIT/ANIVEC) e beat by be@t (BCSD Portugal, promovido pelo CITEVE e um consórcio de 54 empresas do setor têxtil) — de forma a criar momentos de interação entre os vários públicos da Lisboa Fashion Week.

No sábado, dia 7, às 22H30, a passerelle da Lisboa Fashion Week recebe a antestreia de Obscuro Domínio, a nova criação de Daniel Gorjão para a RTP2 que celebra o centenário de Eugénio de Andrade. Obscuro domínio estreia na RTP2 a 14 de outubro, às 22H.

Os desfiles da 61ª edição da Lisboa Fashion Week são transmitidos em livestream nas plataformas digitais da ModaLisboa: ModaLisboa.pt, app mobile (IOS e Android), app TV (exclusiva para clientes MEO), Instagram e Facebook.

Veja o programa completo desta edição, AQUI.

MODALISBOA À LA CARTE. Consumir com moderação.

CAMPANHA:
Conceito: ModaLisboa
Fotografia: Luís Gala
Realização: Leonor Loureiro (We Are Action)
Set design: Pedro Brito (Cracked Bolos)
Modelos: Devon (We Are Models), Rainara (Face Models), Rodrigo Almeida (We Are Models)
Hair: Helena Vaz Pereira / griffehairstyle
Make-up: Joana Lopes assistida por Alexandre Castanheira para Antónia Rosa atelier, com produtos Clarins

 

RELACIONADAS