MODALISBOA CORE: FAST TALKS

ModaLisboa Core, ModaLisboa

26 Fevereiro '23

No dia 9 de março, às 16H30, as Fast Talks voltam a inaugurar a Lisboa Fashion Week. Em resposta direta ao tema CORE, as conferências moderadas por Joana Barrios terão dois momentos de reflexão sobre a Moda de Autor: os seus desafios, as suas visões, o seu presente e o seu futuro.

A primeira parte, que tocará temas estruturais do Sistema de Moda, será um enquadramento prático da atualidade nacional e internacional da indústria. Olivia Spinelli, coordenadora de Design de Moda e Diretora Artística do IED Moda Milano, fará uma intervenção sobre Futuro, Sustentabilidade e Educação, e como estas três temáticas são interdependentes, não coexistindo uma sem intersecção com as outras. Anastasia Bilous, Editora de Moda da Elle Ucrânia, stylist e especialista em Relações Públicas de Moda, falará sobre a sua experiência em marcas digitais desenhadas para o Metaverso. João Wengorovius Meneses, Secretário-Geral do BSCD Portugal, apresentará o projeto beat by be@t, um programa de capacitação de novos talentos de Moda e PMEs do setor têxtil para a Sustentabilidade e Circularidade, do qual a ModaLisboa é parceira. Por fim, a Casa do Impacto, plataforma de empreendedorismo social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, trará às Talks João Esteves, da DiVERGE, marca promotora do projeto Imagine, que trabalha com jovens em risco de exclusão social para os formar enquanto Designers e Empreendedores, capacitando-os para a criação do seu negócio próprio de ténis.

A construção do tema CORE estará, como já anunciado, a cargo dos Designers ModaLisboa.  Ana Duarte (Duarte), Constança Entrudo, Joana Duarte (Béhen), João Magalhães, Luís Carvalho, Marta Gonçalves (HIBU), Nuno Baltazar, Nuno Gama e Valentim Quaresma terão nas Fast Talks um palco de exposição das suas perspetivas do presente e estratégias de futuro. As conferências serão uma oportunidade livre para que cada Criador intervenha sobre o seu caminho único, tome uma posição, verbalize a sua realidade e exponha a sua perspetiva sobre a prática da Moda de Autor e o contexto atual, social, político e ambiental, em que é aplicada.

As Fast Talks são de entrada livre, com inscrição obrigatória neste formulário. Mas ao contrário das últimas edições, não terão transmissão em direto nas plataformas digitais. A ModaLisboa quer, desta forma, criar um manifesto público, sim, mas íntimo, direto e pessoal, para que a mensagem seja transmitida e absorvida através de um momento único de comunhão presencial entre o seu núcleo e a audiência.

MODALISBOA CORE. No núcleo, a construção.

 

 

RELACIONADAS