MODALISBOA CORE COMEÇA HOJE

ModaLisboa Core, ModaLisboa

9 Março '23

Começa hoje a MODALISBOA CORE. Em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa regressamos à Lisboa Social Mitra, espaço da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com uma programação de conversas, desfiles e happenings pensados para materializar a contemporaneidade do Sistema de Moda.

Começamos a 60ª edição da Lisboa Fashion Week com as Fast Talks. Em resposta direta ao tema CORE, as conferências moderadas por Joana Barrios têm dois momentos de reflexão sobre a Moda de Autor: os seus desafios, as suas visões, o seu presente e o seu futuro. A primeira parte, que toca temas estruturais do Sistema de Moda, será um enquadramento prático da atualidade nacional e internacional da indústria. A segunda parte está a cargo dos Designers ModaLisboa. Ana Duarte (Duarte), Constança Entrudo, Joana Duarte (Béhen), João Magalhães, Luís Carvalho, Marta Gonçalves (HIBU), Nuno Baltazar, Nuno Gama e Valentim Quaresma vão expor as suas perspetivas do presente e estratégias de futuro.

Amanhã, 10 de março, inauguramos o calendário de desfiles com o concurso Sangue Novo supported by Seaside, onde os cinco finalistas selecionados em outubro — Çal Pfungst, Darya Fesenko, Inês Barreto, Molly98 e Niuka Oliveira — irão competir pelos prémios ModaLisboa x IED – Istituto Europeo di Design, ModaLisboa x Tintex Textiles e ModaLisboa x Showpress. No final do desfile, o júri anunciará os grandes vencedores.

Na plataforma Workstation, assistiremos à apresentação da nova coleção de ARNDES, vencedora do Sangue Novo em abril de 2021. Segue-se a apresentação especial e intimista da Salsa Jeans (acessível apenas por convite), e os desfiles de Filipe Augusto e Valentim Quaresma. No final da noite assistiremos ao retorno de Olga Noronha à passerelle da ModaLisboa.

No sábado, 11 de março, o dia inaugura com Constança Entrudo, que regressa aos seus momentos performáticos para apresentar uma coleção-cápsula com a ilustradora Ema Gaspar. Para consolidar a missão da ModaLisboa de dar palco a novos talentos da indústria, às 15h00 apresentamos o IED Graduates Fashion Show. Sob o tema Future Starts Slow, seis jovens Designers formados pelo Istituto Europeu de Design — Nicolò Artibani, Lorenzo Attanasio, Alessandro Bonini, Gaia Ceglie, Luca De Prà e Maria Eleonora Pignata — apresentam as suas coleções-cápsula, convidando o público a abrandar e apreciar a passagem natural do tempo exigida por uma produção sustentável de Moda.

No mesmo dia, Luís Buchinho, Buzina, Luís Carvalho, Béhen e Gonçalo Peixoto dão a conhecer as suas novas coleções e a APICCAPS apresenta Portuguese Soul, um happening que gravita em torno da circularidade do calçado em couro.

João Magalhães abre o programa de domingo, dia 12, às 14h00. Às 15h00 será a vez de Duarte dar a conhecer as suas novas criações, seguida por Hibu, Carlos Gil, Nuno Gama, Nuno Baltazar, Dino Alves. Depois do sucesso da sua estreia na passerelle da ModaLisboa em outubro de 2022, Call Me Gorgeous, a marca de acessórios de Luís Borges, encerra o calendário da MODALISBOA CORE num momento que promete ir muito para além de um desfile.

Os desfiles da 60ª edição da Lisboa Fashion Week são transmitidos em livestream em ModaLisboa.pt, na app mobile (IOS e Android), app TV (exclusiva para clientes MEO), Instagram e Facebook ModaLisboa.

Veja o programa completo desta edição, AQUI.

MODALISBOA CORE. No núcleo, a construção.

 

 

RELACIONADAS