SANGUE NOVO | MODALISBOA À LA CARTE

ModaLisboa À La Carte, ModaLisboa, Sangue Novo

12 Setembro '23

Pelas regras-base de construção de um menu, deveríamos referir-nos ao Sangue Novo supported by Seaside, primeiro desfile da 61ª Lisboa Fashion Week, como Entradas. Mas há dois motivos pelos quais não o vamos fazer: o primeiro é que cada um dos dez jovens Designers selecionados é muito mais que uma simples introdução. O segundo é que nunca gostámos de seguir regras.

DESIGNERS
AFONSO AFONSO
ANA MARICATO
BÁRBARA ATANÁSIO
ÇAL PFUNGST
DIOGO MESTRE
GABRIEL BANDEIRA
ISZA
IZABEL MONNERAT
MARIA DO CARMO STUDIO
MARIA MIGUEL MARTINS

Analisar estas dez coleções é também fazer uma auscultação à visão da nova geração do Design de Moda para o presente e o futuro do setor — e, por conseguinte, das problemáticas identitárias e sociais que são, atualmente, o motor da criação.
Os projetos, materializados com o apoio das parcerias têxteis ModaLisboa (Calvelex/Fabrics4Fashion, RDD Textiles e Riopele) têm uma preocupação transversal com a utilização de processos de confeção com menor impacto ambiental. Além do habitual recurso a deadstock e upcycling, os jovens Designers utilizam estampados feitos a partir de processos naturais, recorrem a mono-materiais, fibras naturais, materiais recicláveis e impressões 3D. Quanto ao conceito, a interpretação da realidade desdobra-se no deslumbramento com o novo — seja ele tão simples como uma textura, ou tão complexo como um mundo de ficção —, na metamorfose e transformação, na identidade que transcende o que é estático, na gentrificação e até na beleza da rotina.

No dia 6 de outubro de 2023, a MODALISBOA À LA CARTE recebe os dez projetos do concurso que volta a ter o apoio da Seaside, e é no mesmo dia que anuncia os cinco finalistas que, em março de 2024, competem pelos prémios IED – Istituto Europeo di Design e RDD Textiles. Os cinco Designers, que começam desde já a ter representação no showroom Showpress, recebem mil euros para trabalhar na próxima coleção, bem como sessões de mentoria com o painel de jurados.

JÚRI
Miguel Flor (Presidente de Júri)
Joana Jorge (Gestora de Projeto na Associação ModaLisboa)
João Magalhães (Designer de Moda)
Adriano Batista (Diretor da revista Fucking Young!)
Ana Tavares (CEO da RDD Textiles)
Olivia Spinelli (Coordenadora e Diretora Criativa da Escola de Moda IED Moda Milano)

PRÉMIOS

OUTUBRO 2023
Cada um dos cinco Designers finalistas receberá:
– Prémio monetário de 1.000 euros para desenvolvimento da nova coleção;
– Mentoria e acompanhamento do júri;
– Assessoria de Imprensa e Showroom na agência de comunicação Showpress, durante uma estação.

MARÇO 2024

Prémio ModaLisboa x IED – Istituto Europeo di Design
– Master em Fashion Brand Management no IED Florença (duração de nove meses, com início em novembro de 2024), e no valor de 24.000 euros;
– Bolsa de 4.000 euros;
– Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.

Prémio ModaLisboa x RDD Textiles
– Estágio de três meses na RDD Textiles (alojamento incluído) com atividades relacionadas com design, seleção e desenvolvimento de materiais, modelação, 3D, confeção, entre outras. O objetivo será criar uma coleção para a RDD com materiais da Valérius 360 (centro de reciclagem da Valérius) e uma coleção em nome próprio para apresentar na Lisboa Fashion Week;
– Bolsa de 1.750 euros;
– Apresentação da coleção desenvolvida durante o estágio, na plataforma Workstation da Lisboa Fashion Week;
– Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.

Prémio ModaLisboa x Showpress
Os vencedores dos prémios ModaLisboa x IED e ModaLisboa x RDD beneficiam também dos serviços de Assessoria de Imprensa e Showroom na agência de comunicação Showpress, durante uma estação.

 

RELACIONADAS