LUÍS CARVALHO ESTREIA-SE NA CRIAÇÃO DE FIGURINOS PARA TEATRO

Moda

30 Abril '24

Luís Carvalho foi o Designer convidado por Pedro Penim, diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, para desenhar os figurinos da peça “Quis Saber Quem Sou – Um Concerto Teatral”, que estreou a 20 de abril no São Luíz Teatro Municipal, em Lisboa, e estará em cena até novembro, em várias cidades do país.

Orgulhoso com o resultado da sua estreia na criação de figurinos para Teatro, Luís Carvalho explica que o processo criativo foi longo e exigente, mas a imagem final foi a que imaginou e reflete a visão do encenador, mas também a sua criatividade e identidade como Designer. “Sempre desejei participar num projeto assim, e quando recebi o convite, aceitei sem hesitar. No início, senti nervosismo, uma peça com esta importância traz consigo uma grande responsabilidade. O resultado final reflete exatamente a visão que idealizei. Agradeço a toda a equipa envolvida, aos incríveis atores e especialmente à equipa de guarda-roupa, por materializar o meu trabalho.”

Entre o concerto e a peça de teatro, “Quis saber quem sou” pretende revisitar as canções do 25 de abril, as palavras de ordem, as cantigas que eram armas, mas também as histórias pessoais das gerações que fizeram a revolução, trazendo para o palco jovens atores, cantores, instrumentistas entre os 16 e os 25 anos, escolhidos numa audição a nível nacional, e colocando nas suas vozes e nos seus corpos de hoje, e do futuro, a memória das palavras da liberdade.

Com conceção, texto e encenação de Pedro Penim, “Quis saber quem sou” estará em cena no Teatro Aveirense (Aveiro, 24 e 25 maio), Teatro Nacional São João (Porto, 31 maio e 1 junho), Cine Teatro Louletano (Loulé, 7 e 8 junho), Festival Bons Sons (Tomar, 8 agosto) e Convento São Francisco (Coimbra, 15 e 16 novembro).

FICHA TÉCNICA
Conceção, Texto e Encenação: Pedro Penim
Interpretação: Ana Pereira, Bárbara Branco, Eliseu Ferreira, Francisco Gil Mata, Inês Marques, Jéssica Ferreira, Joana Bernardo, Joana Brito Silva, Manuel Coelho, Manuel Encarnação, Pedro Madeira Lopes, Rafael Ferreira, Rute Rocha Ferreira, Vasco Seromenho
Direção Musical: Filipe Sambado
Direção Vocal: João Neves
Cenografia: Joana Sousa
Figurinos: Luís Carvalho
Desenho de Luz: Daniel Worm
Desenho de Som: João Pratas
Assistência de Encenação: Bernardo de Lacerda
Legendagem: Bárbara Pollastri, Pedro Soares
Imagem Telão: João Azevedo
Produção: Teatro Nacional D. Maria II
Parceria Abril Abriu Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, São Luiz Teatro Municipal
Agradecimentos: António Azevedo, Hugo Azevedo, Luís Pedro Faro, Luzia Moniz

FOTOS: Estelle Valente

 

RELACIONADAS